A forte massa de ar polar que está se espalhando pelo centro-sul do Brasil já derrubou a temperatura em todos os Estados do Sul. Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a madrugada desta segunda-feira, 30 de abril, foi a mais fria de 2012 até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 10,7ºC. O recorde anterior de frio deste ano era de 11,9ºC, em 29 de março. No ano passado, a menor temperatura em abri foi de 15,7ºC e menor do ano foi de 4,2ºC, em 28 de junho.

O último fim de semana de abril foi de recordes de frio nas capitais do Sul. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a tarde do domingo foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de 18,5ºC. Em Curitiba, capital do Paraná, a tarde do sábado foi a mais fria de 2012, até agora, com temperatura máxima de 16ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Esta massa polar que entrou no centro-sul do Brasil tem forte intensidade e neste feriado de Primeiro de Maio vai atuar com força sobre o Sul do Brasil causando muito frio. Há previsão de geada ao amanhecer em todos os estados.