Os bebês que precisarem tomar duas doses da vacina contra a gripe – que começará a ser oferecida neste sábado (5) para crianças, gestantes e idosos – sairão dos postos de vacinação com a data do reforço anotada na caderneta de vacinação infantil. Curitiba terá 53 pontos de vacinação contra a gripe.

A ideia é evitar que os pais esqueçam a segunda dose, fundamental para que a vacina proteja o organismo de quem tem entre 6 meses e 2 anos incompletos e não tomou nenhuma dose na campanha de vacinação de 2011, frisa a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm. A dose de reforço, exclusiva para esses bebês, precisa ser aplicada trinta dias depois da primeira aplicação.

A campanha deste ano se estenderá até 25 de maio. Até lá deverão estar imunizados cerca de 220 mil idosos, gestantes e bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, que formam o segmento populacional mais suscetível a ter complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe. Os números correspondem aos 80% de cobertura exigida pelo Ministério da Saúde. 

Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, a vacina destinada a essa ação trará em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008. Ela será aplicada em dose única para maiores de 60 anos (158 mil pessoas), grávidas em qualquer fase da gestação (15 mil mulheres) e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos (30 mil bebês), que tomaram pelo menos uma dose no ano passado. 

Conforme explica Karin Luhm, as crianças pertencentes a essa faixa etária que não receberam nenhuma dose em 2011 precisarão das duas aplicações para garantir a proteção contra a influenza.  
Campanha – No dia 5 de maio – o sábado em que a campanha será deflagrada em todo o Brasil – Curitiba terá 53 pontos de vacinação. Em Curitiba, as doses já estão sendo entregues aos nove distritos sanitários pela Central de Vacinas. 
Os locais definidos para o sábado de abertura da ação – chamado Dia D – estão sendo organizados pela Secretaria Municipal da Saúde, responsável pela ação. Eles abrangem desde unidades de saúde até supermercados e shopping centers e uma tenda montada na Boca Maldita, no centro da cidade. Os endereços e horário podem ser consultados no site www.saude.curitiba.pr.gov.br. 


Na semana seguinte ao início da campanha, a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17h. Confira, abaixo, o esquema de imunização para os demais dias da campanha. 
Leia mais: Sábado é dia D da campanha contra a gripe