Colecionador expõe cerca de 400 peças de G.I. Joe

Os objetos ficarão à mostra no saguão do paço municipal

05/05/12 às 14:58 - Atualizado às 15:01 ACS/Araucária
Peças de G. I. Joe começaram a ser colecionadas a partir de 2005 (foto: Carlos Poly/ACS)

Na próxima terça-feira (08), o colecionador Valdilei Hitner Padilha irá expor parte de sua coleção de bonecos e apetrechos G.I. Joe, popularizados no Brasil como Comandos em Ação. Os objetos ficarão à mostra no saguão do paço municipal, das 9 horas às 16h30. Estarão expostas entre 300 a 400 peças, de um acervo de mais de 2.000 itens do apreciador.

São bonecos, tanques, bases navais, helicópteros, naves, camisetas, revistas em quadrinhos, filmes e muita história que o fã tem para contar, pois Hitner é conhecedor do nome e das particularidades de cada um dos personagens. De acordo com o colecionador, alguns itens que possui são bem cobiçados por admiradores da saga e já foram levados para encontros de colecionadores em várias cidades.

A ideia de colecionar os bonecos começou em 2005 e desde então seu acervo vem aumentando. “Eu gostava da história desde menino, tive alguns bonecos na adolescência e na infância, mas foram se perdendo. Comecei a juntar os brinquedos já adulto e hoje, inclusive, tenho algumas raridades”, diz.

Ele revela que decidiu trazer a coleção ao público depois que uma equipe de TV o procurou para fazer uma matéria. “Tem muita gente que é fã, se interessa e quer ver. Foi uma oportunidade que encontrei para compartilhar, afinal remete a um saudosismo para muita gente. Muitos homens que hoje têm entre 30 e 40 anos, se não tiveram o boneco, conheceram pelo menos alguém que teve. Era uma febre e fez parte da cultura principalmente dos anos 80. Na hora do almoço todos os meninos assistiam à série”, comenta.

O colecionador ainda ressalta que os brinquedos alteraram o rumo das brincadeiras de sua infância, pois apenas meninas tinham bonecas até então e a partir da febre Comandos em Ação, os bonecos foram disseminados entre o sexo masculino também. Hitner finaliza dizendo que não pretende se desfazer da coleção, quer deixar o acervo de herança para o filho.

2 Comentários
Gean Carlo
Olá sou de Cascavel e também sou colecionador do G.I. Joes e não tenho figuaras de ação antigos só os lançados nos últimos 5 anos.
antonio carlos
Não temos tantos Comandos em Ação, mas a nossa "coleção" também é invejável, temos pelo menos 100 ítens e todos em bom estado. Aviso que por hora em não estão à venda, mas são todos ítens de coleção. Parabéns ao Valdilei porque só quem tem é que sabe quanto é legal ter tantos GI Joes. ACarlos
Blogs
Ver na versão Desktop