A Guarda Municipal de Araucária (GMA) atingiu no primeiro quadrimestre deste ano mais de 1.000 atendimentos por mês, em média, de acordo com o divulgado pela instituição, índice que pode estar refletindo diretamente na luta contra o crime. Estes números envolvem ações realizadas em blitz, rondas pela cidade, atendimentos do Grupo de Apoio Tático, Defesa Civil, Departamento de Ação e Prevenção, operações do videomonitoramento, monitoramento de alarmes e pela central de atendimento telefônico para ocorrências (o 153).

A lista de situações envolve chamados para atender crimes contra o patrimônio, pichação, vandalismo, arrombamentos, furtos, lesão corporal, tentativa de homicídios, crimes contra os costumes, dentre outros. Além do trabalho repressivo, feito em parceria com a Polícia Civil e Militar, a Guarda Municipal também faz trabalhos de orientação e prevenção nas escolas, no enfrentamento à violência e às drogas.
O chefe da Polícia Civil em Araucária, o delegado Haroldo Davison, diz que o trabalho dos guardas municipais tem sido um bom reforço contra o crime. Tem sido feita uma grande parceria entre os organismos policiais no combate à criminalidade, o que tem refletido nos índices que estão diminuindo na cidade. Em abril foram registrados dois homicídios na cidade, sendo que no mesmo mês do ano passado tivemos quatro, comenta. O comandante da 2ª Cia, do 17º Batalhão de Polícia Militar, capitão Nelson Stoccheiro também reconhece como boa a interação praticada. Com certeza quem ganha é a comunidade, diz.