A transexual Jenna Talackova prepara-se para disputar, de maneira inédita, o concurso de Miss Universo Canadá. Sua participação no concurso provocou polêmica e ela chegou a ser desclassificada. Mas a organização da competição, promovida pelo magnata Donald Trump, anunciou na terça-feira (10) que decidiu que transexuais poderão, sim, participar.

A justificativa é que os homens que mudaram de sexo merecem o mesmo tratamento do que qualquer outra mulher.

A Aliança Gay e Lésbica contra a Difamação (GLAAD, sigla em inglês), que lutou pela igualdade de direitos em nome de Jenna, comemorou a notícia.

“A Organização Miss Universo segue as instituições que têm adotado uma postura contra a discriminação das mulheres transexuais”, afirmou o porta-voz da GLAAD, Herndon Graddick.

Paula Shugart, presidente da Organização Miss Universo, disse no site da GLAAD: “Temos uma longa história de apoio à igualdade para todas as mulheres, e isso é algo que levamos muito a sério”.

A reversão dessa política de longa data veio após uma campanha de Jenna, de 23 anos, que afirma ter passado pela cirurgia de troca de sexo porque nasceu no “corpo errado”.

Com cabelos loiros, pernas longas e feições delicadas, ela vai tentar vencer o concurso, marcado para 19 de maio.