Curitiba abre, nesta segunda-feira (14), o Circuito Brasileiro de Degustação, etapa 2012. O começo do roteiro, que inclui 22 vinícolas, a grande maioria pequenas empresas, será no Buffet du Batel (Al. Dom Pedro II, 183) na capital paranaense, das 16h às 21h. O evento é gratuito, mas até as 19h é reservado a profissionais. Depois deste horário, o Circuito será aberto aos consumidores. Estarão presentes as seguintes vinícolas: Antônio Dias, Aurora, Basso, Campos de Cima, Casa Valduga, Casa Venturini, Dal Pizzol, Dezem, Domno do Brasil, Dom Cândido, Don Giovanni, Dunamis, Guatambu, Lidio Carraro, Kranz, Miolo, Pericó, Perini, Pizzato, Salton, Valmarino e Viapiana.

A primeira etapa do Circuito Brasileiro de Degustação, que chegará a sete capitais este ano, terá seguimento na terça-feira (15), no Rio de Janeiro, no Iate Clube (Av. Pasteur, 333, na Urca), e na quinta-feira (17), em Belo Horizonte, no Ilustríssimo (Rua Maranhão, 56, Santa Efigênia). Em setembro, o Circuito será realizado em Porto Alegre (13/09), São Paulo (17/09), Recife (19/09) e Fortaleza (20/09). No ano passado, o evento atraiu 1.700 pessoas em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com patrocínio do Sebrae e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e apoio da Oxford Cristais.

A ideia é reunir, em um só local, vinhos, espumantes e suco 100% uva de vinícolas brasileiras oriundas dos principais polos vitivinícolas do país – Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a melhor oportunidade que os profissionais e os consumidores têm para conferir as novidades da produção brasileira de vinhos, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Já temos mais de 700 pessoas confirmadas para Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, informa.

Além de atrair enófilos e amantes do vinho, o Circuito procura colocar potenciais compradores frente a frente com os produtores. Graças à parceria com a Abrasel, os proprietários dos melhores restaurantes de cada uma das capitais visitadas poderão conversar sem intermediários com as vinícolas, conhecendo seus lançamentos e buscando novas oportunidades de negócios, ressalta Bertolini. 

Atrações

Uma das atrações do Circuito serão as degustações temáticas conduzidas por conhecidos jornalistas e críticos de vinhos brasileiros. Os terroirs do Brasil serão abordados, com degustações, pelo jornalista Marcelo Copello, que é quem mais degusta vinhos brasileiros.

O outro tema O Espumante Brasileiro ficará a cargo do jornalista Irineu Guarnier Filho, que tem mais de 20 anos de experiência no agronegócio e há mais de um ano comanda o programa semanal E por falar em vinhos, veiculado nacionalmente pelo Canal Rural. Veja abaixo os vinhos que serão apresentados no Circuito em Curitiba.