A diretoria do Santos liberou o meia Ibson para acertar a sua transferência para o Flamengo, clube que o projetou. Os dirigentes rubro-negros pretendem firmar um contrato de três anos como o jogador, uma das prioridades para o Campeonato Brasileiro. O clube carioca tenta inscrevê-lo a tempo de utilizá-lo contra o Sport, neste sábado, na estreia do time na competição. A chegada de Ibson compensa a saída do volante Willians, que foi negociado com a Udinese (Itália), e permite ao técnico Joel Santana armar um meio de campo mais técnico, com melhor saída de bola. Ele deve realizar exames médicos e ser apresentado hoje. O Flamengo vai ceder ao Santos o lateral-direito Rafael Galhardo e o zagueiro David Braz.
A pedido de Joel Santana, os dirigentes tentam a renovação do volante Airton, que estava no clube por empréstimo do Benfica. Airton chegou a ser descartado para o Brasileirão, mas a predileção do treinador por homens de pura marcação pesou na decisão de mantê-lo.

Santos
Fim da novela: o Santos liberou Ibson para o Flamengo no fim da tarde desta terça-feira e em troca vai receber o lateral-direito Rafael Galhardo e zagueiro David Braz. O que destravou a negociação que se arrastava há meses foi a liberação pela TV Globo de 1 milhão de euros — R$ 2,5 milhões — para o Santos, que continuará responsável pelo pagamento ao Spartak Moscou, em dezembro, da última parcela da contratação do meio de campo. A importância será abatida nos direitos de transmissão do Flamengo no Campeonato Brasileiro deste ano. O Santos ainda  pode contratar o atacante Bill, ex-Coritiba e que está encostado no Corinthains.

Botafogo
A diretoria do Botafogo começou, ontem, a fazer a limpeza para a disputa do Campeonato Brasileiro. O elenco partiu para três dias de treinamento intensivo em Saquarema, na Região dos Lagos, sem três jogadores. O meia Felipe Menezes e o atacante Caio ficaram no Rio de Janeiro e não fazem partes dos planos da comissão técnica. O outro é Jobson, que continua com problemas de indisciplina. Por enquanto, ele está apenas afastado para recuperação física.

Grêmio
O técnico Vanderlei Luxemburgo tentou evitar de todas as maneiras, mas acabou falando que pediu reforços para a direção do Grêmio. O termo usado pelo comandante da equipe foi: alternativas para o grupo. Nem todo ‘media training’ do experiente técnico evitou que a indicação fosse feita. Pelas mãos de Luxemburgo já chegaram Pará, Werley e Zé Roberto. O treinador participa diretamente do processo de contratações. Luxa telefona para os atletas com objetivo de persuadir cada um deles a atuar no Grêmio.

Internacional
Nilmar está prestes a deixar o Villareal, clube rebaixado na Espanha. Mas a volta ao Brasil pode não acontecer. Segundo o empresário Orlando da Hora, o atacante tem seis propostas para seguir na Europa. No meio da projeção para o futuro, o agente confirmou a procura do Internacional. O Internacional já ligou. Eu até questionei da quantidade de atacantes, mas ele (Giovanni Luigi, presidente) me disse: ‘não, a gente quer’, afirmou Orlando da Hora à Rádio Guaíba.

Sport
Durou pouco o período em que o Sport ficou sem técnico. Após demitir Mazola Júnior no domingo, pouco depois da perda do Campeonato Pernambucano para o Santa Cruz, a diretoria anunciou ontem Vagner Mancini como seu novo comandante até o final da atual temporada. O atual técnico do Sport estava trabalhando no Cruzeiro até semana passada. Ele acabou sendo demitido após a eliminação dos mineiros da Copa do Brasil para o Atlético.

Fluminense
Os médicos do Fluminense confirmaram que Deco sofreu um estiramento muscular na coxa direita, mas não deram prazo para a recuperação do atleta. O técnico Abel Braga, no entanto, já admite que não vai poder contar com o craque em nenhuma das duas partidas contra o Boca Juniors, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O primeiro jogo é nesta amanhã, em Buenos Aires, e o da volta, na outra quarta, dia 23.