O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Cezar Silvestri, participou nesta quarta-feira (16) de reunião com membros da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop). O encontro foi organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos que, desde terça-feira (15), reúne vereadores com diversos secretários do Governo Beto Richa. 

Ao falar sobre as principais atividades da Sedu e do Serviço Social Autônomo Paranacidade, Silvestri destacou a necessidade de uma parceria entre os poderes Executivo e Legislativo municipais e a Sedu. Para que um prefeito consiga obter um financiamento no Paranacidade é necessário que ele consiga a aprovação da Câmara Municipal. É nessa hora que o vereador pode colaborar com o trabalho da nossa secretaria, auxiliando o prefeito a decidir quais são as prioridades de investimento nos municípios, enfatizou. 

De acordo com o secretário, é necessário que haja uma integração dos trabalhos entre prefeitos, vereadores e Governo do Estado. Ele disse que vereador tem um papel muito importante nas tomadas de decisões dos municípios. Gostaria muito de ver os vereadores participando e ajudando os prefeitos a definir as prioridades do município, porque tenho certeza que os vereadores não vão aprovar um pedido de financiamento de algo que não irá beneficiar a população ou que não seja de extrema importância para o município, afirmou. 

Além de falar sobre a relação entre a secretaria e o Legislativo municipal, Silvestri fez uma explanação dos principais programas que estão sendo desenvolvidos pela Sedu. 

De acordo com o vereador de Pato Branco, Claudemir Zanco, o encontro serve para aproximar o Legislativo municipal de toda a estrutura do Governo do Estado. Aproxima os vereadores do secretariado, fortalece a relação do Legislativo dos municípios com o governo, quebramos a burocracia do sistema e criamos novos caminhos de acesso ao governo que vão agilizar o trabalho do vereador, resumiu. 

Para o vereador Dázio Luz Zanata, de Francisco Beltrão, os encontros podem resultar em ações que beneficiarão diretamente o cidadão. É muito importante que os vereadores venham até Curitiba, conheçam o governador e os secretários de Estado, porque desses encontros podem resultar ações concretas que vão se transformar em benefícios para a população. Além disso, essas ações valorizam a classe e cada vereador, disse.