A seleção brasileira masculina de vôlei lutou bastante, mas caiu na estreia da Liga Mundial. Nesta sexta-feira, em Toronto, no Canadá, o time comandado por Bernardinho perdeu para a Polônia por 3 sets a 2 – com parciais de 25/22, 27/25, 25/27, 22/25 e 15/12. Após uma ausência de quase cinco anos, o levantador Ricardinho voltou a vestir a camisa da seleção brasileira e teve uma atuação razoável.Com o desfalque de jogadores importantes – casos de Murilo, Giba e Leandro Vissotto -, a seleção teve vários momentos de “apagão” em quadra. Isso permitiu que a Polônia, mais entrosada por estar treinado e jogando amistosos há mais tempo, conseguisse ter mais tranquilidade para ganhar os dois primeiros sets.

Ainda cometendo muitos erros, o Brasil jogou desconcentrado no terceiro set e deixou que os poloneses dominassem o jogo. No final, a seleção de Bernardinho reagiu, igualou o placar em 23 a 23 e, graças a bons saques de Wallace, conseguiu virar e fechar em 27/25. Mais concentrada, o Brasil melhorou seu desempenho defensivo e, com cinco pontos de bloqueio, empatou a partida no quarto set com a vitória por 25 a 22.No tie-break, altos e baixos das duas equipes.

A Polônia abriu 9 a 3, mas permitiu que o Brasil reagisse com quatro pontos seguidos. Para azar dos brasileiros, os poloneses conseguiram bons ataques e ganhar o jogo com a parcial de 15 a 12.O Brasil volta à quadra neste sábado, quando enfrenta o Canadá, às 17 horas (de Brasília). Os canadenses derrotaram a Finlândia por 3 sets a 0, no jogo de abertura do Grupo B. Neste ano, a competição terá um formato diferente. A primeira fase terá quatro sedes, com as seleções se enfrentando entre si em cada um dos países que compõem a chave. Nos anos anteriores, cada seleção recebia alternadamente os adversários para dois jogos. As demais rodadas serão em junho em Spodek, na Polônia, entre os dias 1.º e 3; São Bernardo do Campo, de 8 a 10; e em Tampere, na Finlândia, do dia 15 ao 17.