Linhaça ajuda a combater doenças cardiovasculares

No Brasil 12% da população possui colesterol alto.

22/05/12 às 17:28   |  Redação Bem Paraná

A principal causa de doenças cardiovasculares é a alimentação inadequada, que, aliada ao sedentarismo, pode trazer sérios riscos à saúde. De acordo o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (Incor), estima que 12% da população adulta do Brasil tenha altos níveis de LDL (o colesterol ruim) acima de 160 mg/dl. “O colesterol, quando em grandes quantidades, se acumula nas veias causando a aterosclerose, podendo causar um infarto”, explica a nutricionista da Vitalin, Alline Cristina Schüncke.

Uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, são indicados para proteger o coração e cuidar da saúde. Além disso, a inclusão de alguns alimentos podem potencializar esses cuidados. “O consumo da linhaça auxilia no tratamento de doenças do coração e vasos sanguíneos. Isso porque as fibras presentes são responsáveis por diminuir a absorção das gorduras, favorecendo a perda de peso e auxiliam na diminuição do colesterol ruim (LDL)”, destaca a nutricionista. 

A linhaça é um alimento de origem vegetal rico em ômega – 3, 6 e 9 e em fibras. Estudos comprovam que o consumo regular de ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado, auxilia na redução dos níveis de colesterol e no controle da hipertensão arterial. Além disso, tem ação anti-inflamatória, anti-trombogênica e anti-arritmia, cuidando da saúde do coração.

O consumo de linhaça in natura pode se dar como adição diretamente sob os alimentos ou bebida. Outra sugestão é utilizá-la na forma de farinha para a produção de pães e massas. 

Confira abaixo duas receitas com linhaça

Hambúrguer Recheado Grelhado (sem glúten)

Rendimento: 10 unidades

Ingredientes

1 kg de carne moída magra, 1 cebola grande picada, ½ pimentão verde picado, ½ pimentão vermelho picado, 1 ovo, cebolinha e salsa a gosto, 2 colheres (sopa) de Farinha de Linhaça Marrom Vitalin, sal e pimenta-do-reino a gosto, gotas de molho inglês, 150 g de queijo prato em pedaços finos para rechear, azeite para untar.

Preparo

Junte todos os ingredientes numa tigela (exceto o queijo) e amasse bem, até virar uma massa homogênea. Pegue uma porção de carne e, com a ajuda de um plástico, abra um hambúrguer e coloque o queijo no meio, abra outra porção e coloque por cima, feche apertando bem dos lados e corte com um cortador redondo de 10 cm de diâmetro mais ou menos. Faça isso com toda a massa de carne. Numa frigideira untada com azeite, coloque os hambúrgueres e doure dos dois lados.

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Salmão na Abóbora (sem glúten)

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

1 abóbora kabotiá (Japonesa), 1 colher (sobremesa) de alho em pasta ou picado, 500 ml de leite desnatado, Noz moscada, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 1 kg de salmão cortado em cubos(sem pele e sem espinho), Sal e pimenta a gosto, 2 colheres (sopa) de óleo de canola, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho picados, ½ pimentão vermelho picado, 2 colheres (sopa) de salsa picada, 2 colheres (sopa) de Semente de Linhaça Dourada Vitalin

Preparo

Lave a abóbora e corte a tampa. Limpe por dentro retirando as sementes e filamentos. Tempero o interior com sal, pimenta e o alho em pasta. Recoloque a tampa e cozinhe no microondas por 20 minutos. Reserve. Dissolva o amido de milho no leite. E leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Tempere com sal e noz moscada. Reserve. Tempere o salmão com sal e pimenta. Reserve. Refogue no óleo a cebola, o alho e o pimentão por 5 minutos. Acrescente o salmão e refogue por 10 minutos. Acrescente o molho branco reservado e a salsa. Prove e ajuste o tempero. Transfira o salmão com o creme para a abóbora reservada. Polvilhe com a Semente de Linhaça Dourada Vitalin e leve ao forno para gratinar a superfície.

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