Os prefeitos da região oeste do Paraná definiram em uma reunião, na sexta-feira (25), que irão cobrar do governo do estado os valores referentes ao repasse de verbas para o transporte de alunos da rede estadual de ensino. Para receber os valores, os prefeitos cogitam, inclusive, entrar na Justiça contra o governo do estado.
 
De acordo com as prefeituras, embora o governo tenha anunciado um aumento de 38% no repasse de verbas para este ano, os municípios ainda terão prejuízos. Segundo cálculos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), a perda acumulada em 2011, somada com o prejuízo previsto em 2012, chega a quase R$ 6 milhões. Conforme a Amop, as cidades de São Miguel do Iguaçu, Medianeira e Santa Helena acumulam, cada uma, prejuízos acima de R$ 1 milhão.
 
No início do ano letivo, a prefeitura de Foz do Iguaçu chegou a suspender o transporte de alunos da rede estadual, para forçar o governo do estado a repassar os valores atrasados. Após uma decisão da Justiça, a prefeitura voltou atrás e retomou o transporte dos estudantes. negociações, o governo garantiu que repassaria as verbas, mas de forma parcelada.