Finalmente Mitt Romney dve ser oficialmente indicado como candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano. Para tanto, basta que ele ganhe a eleição primária desta terça-feira, no Texas, ultrapassando a marca de 1.144 delegados necessários para receber a indicação.

O Texas envia 155 delegados à convenção partidária nacional de agosto, na Flórida, e Romney precisa de menos de metade deles.

A indicação de Romney, mesmo em caso de uma inesperada derrota nesta terça, é praticamente certa, tanto que ele não irá ao Texas hoje para fazer campanha em Las Vegas, já visando a eleição geral de novembro.

Logo se iniciará também a fase mais intensa de campanhas eleitorais, com duração de cinco meses. No entanto, Barack Obama, candidato à reeleição, já iniciou sua campanha, atacando o passado de Romney, que fora executivo do setor financeiro.

Nas pesquisas, republicanos e democratas estão virtualmente empatados. A arrecadação de fundos para a campanha também está bastante equilibrada.

Para Romney, a principal estratégia é atacar Obama pela fraca recuperação econômica dos últimos anos. As pesquisas indicam que o eleitorado de fato acha Romney mais bem preparado do que Obama para lidar com a economia.