A Itiban Comic Shop promove, hoje, uma sessão de autógrafos com Paulo Ramos para o lançamento de seu mais novo livro, Revolução do Gibi – A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil. Além da sessão de autógrafos o evento tem também um bate-papo com o autor. A Itiban Comic Shop fica na Rua Silva Jardim, 845, ao lado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Por que os quadrinhos chegaram às livrarias brasileiras? Por que os mangás, nome dos quadrinhos japoneses, tornaram-se tão populares no país? O que fez com que as adaptações literárias fossem tão publicadas nos últimos anos? Por que mais e mais desenhistas se dedicam aos trabalhos autorais?
Qual foi o papel da internet na produção de quadrinhos? Essas e outras perguntas, que marcam o atual momento das histórias em quadrinhos, são respondidas no livro de Ramos, que começou a ser vendido neste mês nas livrarias e lojas especializadas no setor. Revolução do Gibi – A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil (Devir, 520 pag.) procura mostrar as raízes desse novo momento presenciado no país.
A obra divide a questão em 20 capítulos, cada um deles dedicado a explicar diferentes aspectos do atual mercado de quadrinhos. Do papel à internet, do quadrinho estrangeiro ao nacional, das bancas às livrarias, da produção comercial à autoral.
A obra foi escrita por Paulo Ramos, especialista na área e responsável pelo Blog dos Quadrinhos, página jornalística dedicada ao tema e hospedada na redação do portal UOL.
O livro reúne reportagens, entrevistas e resenhas feitas pelo autor e veiculadas no blog desde abril de 2006. Cada informação é acompanhada de uma atualização. A última foi feita em janeiro deste ano.
Revolução do Gibi – A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil é o segundo livro jornalístico do autor. A obra foi lançada primeiro em São Paulo, no dia 19 de maio e agora chega para o seu lançamento na Capital do Paraná. O autor tem sessões de autógrafos agendadas também para Belo Horizonte, em 28 de junho.
Paulo Ramos é jornalista e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo. Trabalhou na TV Cultura, TV Tribuna (afiliada da TV Globo no litoral sul de São Paulo), Folha de S.Paulo e UOL. Nas redações por onde passou, exerceu várias funções: repórter, repórter especial, editor, editor-chefe, âncora de telejornal, consultor.
É autor de várias obras sobre histórias em quadrinhos, entre as quais se destacam Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras (Zarabatana, 2011), Bienvendido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos (Zarabatana, 2010) e A Leitura dos Quadrinhos (Contexto, 2009). Pelo trabalho com quadrinhos, como articulista ou pesquisador, Ramos venceu cinco troféus HQMix, principal premiação brasileira na área de histórias em quadrinhos.