O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, adiantou neste sábado, 2, que o programa Comunidade Escola vai chegar a 100 escolas ainda neste primeiro semestre. Faltam apenas mais três escolas que passarão a integrar esse programa que abre as escolas aos sábados e domingos com a mais variada programação que integra os moradores, pais, alunos e professores. Vamos chegar a 100 ainda neste semestre, disse Ducci na Escola Municipal Wenceslau Braz, a 97ª a receber o programa em Curitiba.

Temos a participação de diversas secretarias, parceiros e voluntários – uma verdadeira integração de políticas públicas à serviço das comunidades e mais um espaço para a construção da educação e da cidadania, disse a secretária de Educação, Liliane Sabbag.

Liliane disse que o programa, criado em 2005, já registrou dez milhões de participações em 182 mil atividades socioeducativas. São oficinas para geração de renda, atividades esportivas, culturais e informática, que promovem cidadania e a cultura de paz em todas as comunidades.

Participação – A variada programação – que incluiu jogos, oficinas, leituras, teatro, exposição, música e serviços sociais (estandes da guarda municipal e da Secretaria de Saúde) – agradou os pais dos alunos da Wenceslau Braz. A inspetora de aluno, Daiane Cristina de Assunção, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, levou o filho Wendell, de seis anos, para participar das atividades do programa. É muito legal. Ele já faz futsal, agora participa dessas atividades, faz as apresentações, deixa a gente muito feliz. Esse programa é muito importante para comunidade, disse.

A auxiliar de depósito Sheila Gabriele Domingos da Silva destacou a participação do filho Andreis, de seis anos, na oficina de leitura. Ele se interessa muito pela leitura, gosta ainda da contação de histórias e da oficina de pintura. Abrir a escola no sábado e no domingo é mais uma boa opção para levar os filhos para brincar e participar de atividades saudáveis, disse.

José Vieira do Nascimento, trabalhador da indústria de papel, levou os três filhos neste sábado na escola. Os irmãos Carlos Eduardo, um ano e três meses, e Gustavo Henrique, 8 anos, assistiram a apresentação da irmã, Isabel Carolina, 9 anos, que com os colegas do quinto ano, dançaram a coreografia da música Thrilher, de Michael Jackson.

Minha filha está mais estudiosa, se aplica mais nas aulas. As oficinas, os jogos e as atividades servem de incentivo. As crianças se sentem muito mais participativa na vida da escola. Está de parabéns, a prefeitura. Esse programa é excelente, disse Nascimento.

A Escola Wenceslau Braz foi inaugurada em abril de 1976 e tem 492 alunos distribuídos em turmas de pré-escola e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A escola conta com o Farol do Saber Mário Quintana, anexo a escola, que promove empréstimos semanais de livros aos alunos e à comunidade local. A escola também tem um laboratório de informática com 22 computadores e quadra coberta.

Além do prefeito Luciano Ducci e da secretária Liliane Sabbag, participaram do lançamento do programa na Escola Wenceslau Braz os secretários Homero Giacomini (Planejamento), Fernando Guedes (Relações com a Comunidade), Irajá de Brito Vaz (Direitos da Pessoa com Deficiência), Emílio Trautwein (coordenador da Regional do Boqueirão) e o vereador Francisco Garcez.