A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira (05) um balanço das atividades realizadas nas duas UPS (Unidade Paraná Seguro) instaladas pelo Governo do Estado em Curitiba, nos bairros Parolin e Uberaba. Os números mostram que os índices de criminalidade tiveram redução expressiva. 

Instalada há um mês, a UPS Parolin não registrou um só caso de homicídio no período. No Uberaba, onde a UPS funciona desde março, o índice de homicídios teve redução de 75%. De acordo com o comandante geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, os bons resultados foram possíveis graças à integração com outros órgãos. 

Outro ponto positivo apontado é a integração com a população dos dois bairros. No Uberaba, a aceitação é de 96% e do Parolin, de 91%, informa Bondaruk. Apesar de as UPS estarem instaladas em áreas específicas, o reflexo de suas ações se estende pelo bairro, disse o subcomandante-geral da PM, coronel César Alberto Souza. 

UBERABA – A UPS do Uberaba atendeu a 301 ocorrências, o que representa um aumento de 33% no número de chamadas à Polícia Militar via 190 ou diretamente ao policial militar. O número de roubos caiu de 10, em março do ano passado, para apenas um no mesmo mês deste ano. Das ocorrências atendidas, 31% são de perturbação da tranqüilidade. O número de ocorrências do gênero caiu 25%. 

PAROLIN – Entre 7 de maio e 3 de junho os policiais da UPS do Parolin abordaram 1.194 pessoas, realizaram 160 visitas comunitárias e atenderam a 55 ocorrências (via 190), além de realizarem 26 ações policiais (por iniciativa do próprio policial). O número de roubos apresentou redução de 75%. 

ESTADO – A ação da PM em todo o Estado nos últimos seis meses resultou na apreensão de 3.127 armas de fogo, 9 mil quilos de maconha, 103 quilos de cocaína, 188,6 quilos de crack e 600 comprimidos de ecstasy. 

Nesse período foram abordadas 1.533.990 pessoas, das quais 16.788 foram presas ou apreendidas por envolvimento com algum tipo de crime. Em todo o território estadual a PM trabalhou duro nos últimos seis meses, em integração com todas as forças do Estado, incluindo as polícias Civil e Federal, o Gaeco e o Ministério Público, disse o coronel César. 

O subcomandante geral da PM lembrou que o Programa Paraná Seguro, do governo do Estado, prevê a modernização da Polícia Militar com a aquisição de equipamentos, viaturas, capacitação e contratação de pessoal. A partir de setembro os módulos policiais, a princípio móveis (compostos por vans, viaturas, motos e policiais) começarão a ser implantados em Curitiba, que deverá receber 75 unidades. Em todo o Paraná o Estado deverá implantar 400 unidades até 2014, afirmou César. 

Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Militar tem superado as dificuldades estruturais e dado a resposta que a população espera, como mostram os números de apreensão de drogas, armas, abordagens a pessoas, e ao mesmo tempo reduzindo os índices de homicídios e de roubo, avaliou o comandante-geral, coronel Roberson Luiz Bondaruk.