Mobilizados com a situação de um homem surdo, que não consegue se comunicar, e que foi encontrado às margens da rodovia Raposo Tavares, em Alambari (SP), há dois anos, colaboradores estão tentando ajudar a encontrar por parentes dele.

Alexandre Elias dos Santos, 37 anos, é professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Integra, uma instituição filantrópica em Sorocaba (SP) que oferece curso gratuito de Libras para surdos, está nesta causa desde quando o homem foi encontrado e levado para um abrigo em Itapetininga (SP). “Quando ele foi encontrado, o pessoal do S.O.S. (Serviços de Obras Sociais) de Itapetininga, para onde foi levado, me ligou para tentar contato com ele. Logo percebi que o homem não falava, por causa da surdez, e também não dominava a Libras”.Com a falta de comunicação e sem nenhum documento, a dificuldade se tornou grande em encontrar a família do rapaz. Por isso, Alexandre resolveu criar um perfil do homem surdo em uma rede social para divulgar a causa e tentar encontrar sua família.

Com o nome de ‘Surdo Longe de Casa’, o perfil no Facebook atingiu cinco mil pessoas em 17 dias. Alexandre explica que só não está maior porque esse é o limite do site. “Agora estamos criando uma ‘Fan Page’ (página para que fãs acompanhem o perfil na rede social) com capacidade maior de seguidores”, explica.

Leia mais AQUI