A entrada para a realização do exame prático do Departamento de Trânsito do Paraná – (Detran-PR) foi bloqueada pelos instrutores de autoescola na manhã desta quinta-feira (21), na rua Nivaldo Braga, no Tarumã, em Curitiba. A categoria anunciou uma greve em todo o estado depois de uma assembléia realidade no último sábado (16). A unidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba também foi bloqueada. Eles têm até as 12h para desbloquear, de acordo com a Polícia Militar (PM).

 De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Auto-Escolas (Sintradesp), a categoria pede um reajuste salarial de 30%, além do acerto na database anual. Desde 2008 os patrões já repassaram aos alunos taxas e serviços da habilitação em 180% e só nos foi repassado 30% em quatro anos, disse Arminda Moia Martins. O salário base dos instrutores de autoescola é de R$ 667.

Além da reposição salarial, a categoria também reivindica a carga horária. Ganhamos salário base e mais R$ 2,5 a hora/aula e isso faz com instrutores acabem trabalhando 10 ou 12 horas por dia, alega. Eles pedem que o horário de 8h de trabalho seja respeitado pelos patrões.

Durante toda a manhã, de acordo com o Tenente Araújo, policiais militares conversaram com os grevistas sobre a manifestação, já que muitos exames práticos estão marcados para hoje. Embora a entrada esteja bloqueada, o Detran-PR, em nota, informou que os exames práticos de direção continuarão a ser realizados normalmente e que o candidato que não comparecer perderá o exame. Confira nota, na integra, divulgado pela assessoria de imprensa do Detran-PR.

Nota – O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que, mesmo com a paralisação  dos instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC) do Paraná, os exames práticos de direção continuarão a ser realizados normalmente nas unidades de atendimento de todo o Estado. O departamento solicitou reforço na segurança para garantir que os candidatos à primeira habilitação, com prova agendada, não sejam impedidos de ter acesso aos locais de aplicação dos exames.

O Detran/PR esclarece ainda que cabe às autoescolas encaminhar veículo e instrutor para acompanhar o aluno no teste prático. A equipe de funcionários e examinadores do departamento trabalhará normalmente e o candidato que não comparecer perderá o exame. Em caso de ausência, será preciso remarcar o teste e pagar nova taxa. A recomendação é que alunos e autoescolas negociem prazos e valores. Em todo o Estado são realizados cerca de 3,5 mil exames práticos de direção por dia. O Paraná possui atualmente 939 CFCs credenciados. 

Banda B