Para quem tem vontade de conciliar experiência de vida, aprendizado de uma nova cultura, aprimorar um idioma estrangeiro, além de realizar ações em benefício de comunidades carentes, especialmente se ele tiver um caráter sustentável, o programa Volunteer Work, da Experimento Intercâmbio Cultural, que teve um aumento de participantes em 120% em 2012, é a opção ideal. As pessoas que procuram este intercâmbio buscam ajudar o próximo, além de conhecer outros países e aprimorar o idioma. 

Muitas empresas buscam por profissionais que sejam voluntários, então este programa auxilia as pessoas a darem um salto em seu currículo com vivência no exterior e voluntariado, aponta Fernanda Zocchio Semeoni, CEO da Experimento Intercâmbio Cultural. 

Além dos pré-requisitos básicos, como ter mais do que 18 anos e possuir conhecimento intermediário em inglês, o que conta mesmo é a vontade de fazer a diferença e assumir com seriedade um trabalho voluntário a ser realizado em algum lugar do mundo. Dentre as opções de projetos a serem realizados em mais de 15 países estão: África do Sul, Gana, Nigéria e Turquia, onde se pode trabalhar em comunidades rurais, clínicas de saúde, trabalho com crianças carentes, desenvolvimento de atividades ecológicas, entre outras. 

O reconhecimento e a proximidade das pessoas, além do próprio crescimento pessoal, é algo muito gratificante. Principalmente quando você se depara com outra cultura e percebe que eles não só querem ajudar como também valorizam muito aquilo que fazemos, conta Mariana Chibebe, que viajou pela Experimento para ajudar uma comunidade na Turquia. 

Considerando a importância das ações e projetos voltados para a sustentabilidade, o intercâmbio voluntário vai além de outras culturas, novas habilidades e idiomas.  O conhecimento crítico de questões envolvendo o meio ambiente é algo que pode trazer muito aprendizado e crescimento pessoal. 

Trabalhei em um abrigo com cerca de 400 animais. Cuidados com a higiene, alimentação, doações e até as brincadeiras faziam parte das atividades, aponta. Mariana também conta que na Turquia a harmonia das pessoas entre a comunidade e natureza é algo exemplar para outras cidades do mesmo porte, já que lá trabalho e rotina diária não são desculpas para descuidar dos animais e do meio ambiente. 

O programa de intercâmbio voluntário possui durações a partir de duas semanas com datas de início durante o ano todo, podendo ter pausas nas épocas de Natal e Ano Novo. 

Conheça opções de Programas de Intercâmbio Voluntário: 

África do Sul
Programa de Trabalho Voluntário na África do Sul voltado para projetos com animais e meio ambiente. O projeto inclui orientação com as documentações, acomodação com refeição, transfer de chegada. A partir de US$ 1.745,00. 

Turquia
Trabalho voluntário nas áreas de serviço social, educação, arte e cultura ou pessoas com deficiência, incluindo Curso de 15horas/aula do idioma turco, noções básicas, acomodação e orientação na chegada. A partir de US$ 1.525,00.