A Grécia até chegou a assustar, mas a Alemanha conseguiu bater o adversário por 4 a 2 no Arena Gdansk, na Polônia, e selou a classificação para a semifinal da Eurocopa, onde enfrentarão ou a Inglaterra ou a Itália.

Para superar a já esperada retranca grega, o técnico Joachim Löw surpreendeu na escalação da Alemanha, tirando Lukas Podolski, Thomas Müller e Mario Gomez, artilheiro da competição, para as entradas de Andre Schürrle, Marco Reus e Miroslav Klose. 

Contando com uma equipe rápida e ofensiva, os alemães dominaram desde o começo da partida e foram assustados pelos adversários raras vezes.  E após desperdiçar diversas chances, Alemanha abriu o marcador ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos, com o capitão Philip Lahm, que recebeu passe de Özil na intermediária, avançou com liberdade e concluiu com força no canto esquerdo do goleiro Sifakis.

Mesmo com a vantagem, a Alemanha continuou pressionando e criando chances, como a que Schürrle desperdiçou aos 47, quando chutou na rede pelo lado de fora, mas não conseguiu ampliar a vantagem. Sendo assim, a Alemanha foi para o intervalo com a vantagem mínima.

Para a etapa final, o treinador Fernando Santos promoveu duas alterações na equipe, com Gekas e Fotakis entrando nas vagas de Ninis e Tzavellas. As alterações deram resultado e, aos nove minutos. Salpingidis disparou pela direita, cruzou na área, Samaras se antecipou a Boateng e finalizou para as redes. Neuer chegou a defender, mas não conseguiu evitar o gol.

A comemoração da Grécia, porém, durou pouco e, seis minutos após o empate, os alemães fizeram boa troca de passes no setor ofensivo, Boateng recebeu na direita, fez o levantamento e Khedira arrematou de primeira para marcar um belo gol. 

Depois do segundo gol alemão, os gregos se viram obrigados a partir ao ataque e acabaram punidos. Aos 21, Klose aproveitou saída do gol ruim de Sifakis em cobrança de falta de Özil e cabeceou para o fundo das redes. Não tardou para que a vitória virasse goleada: aos 28, Klose finalizou para a defesa de Sifakis e, no rebote, Reus chutou forte, a bola bateu no travessão e entrou. 

No final, Torissidis chutou da esquerda, Boateng desviou com o braço e o árbitro assinalou o pênalti, convertido por Salpingidis. Porém já não havia tempo (nem qualidade) para buscar a recuperação.

Com o resultado, a Alemanha alcança seu 15º triunfo consecutivo em jogos oficiais e mantém a invencibilidade diante dos gregos: em nove jogos, foram seis vitórias da Alemanha e três empates.