O Paraná Clube alcançou ontem a 8ª vitória consecutiva, ao derrotar o Grecal, por 3 a 0, pela 6ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Paranaense. Foram três vitórias pela Série B e cinco pela competição estadual.

Com o resultado de ontem à tarde, no Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, o Paraná abriu vantagem na liderança do 2º turno, agora com 15 pontos em cinco jogos. O time tem mais quatro partidas – três delas na Vila Capanema. O 2º colocado é o Nacional, com 10 pontos em seis partidas. Na classificação geral, o Paraná chegou a 13 vitórias e um empate em 14 partidas.

O técnico Ricardinho já abriu contagem regressiva para retornar à elite estadual. Com mais uma ou duas vitórias, a gente coloca o Paraná na 1ª divisão, afirmou. O time venceu o 1º turno e, conquistando o 2º turno, vira campeão antecipado, sem a necessidade das semifinais.

O atacante Wellington Silva marcou dois gols ontem e agora é o artilheiro isolado do time no Paranaense, com seis gols. Ele divide a artilharia da temporada com Welington e Luisinho, todos com sete gols cada.

O Grecal, de Campo Largo, mandou o jogo de ontem no Ecoestádio porque o estádio Atílio Gionédis não foi aprovado pela FPF. O time está praticamente rebaixado para a 3ª divisão estadual.

Na partida de ontem, o técnico Ricardinho poupou titulares para o jogo da Série B, sábado, contra o São Caetano. As novidades na escalação foram o atacante Hugo improviso no meio-campo e a volta do centroavante Nilson, após 40 dias afastado por excesso de peso.

O Paraná dominou o jogo do início ao fim, mas pecou nas finalizações. O Grecal mostrou um time frágil fisicamente, com jogadores baixos e leves, e com pouco brilho técnico. O 1º gol do Tricolor só ocorreu após 11 finalizações – seis delas de cabeça. Aos 32 minutos, Cambará fez jogada individual e marcou 1 a 0.

No intervalo, Ricardinho tirou Nilson e colocou o meia Marquinhos. Ele deu os passes para os dois gols de Wellington Silva, aos 8 e aos 16 minutos do 2º tempo. Aos 31, Maicon saiu machucado e o Paraná terminou a partida com um jogador a menos, já que as três substituições já haviam sido realizadas.

EM CURITIBA
Grecal-PR: Paulo Ricardo; Guilherme, Luan, Renan e Gustavo (Anderson); Edney, Carlinhos, Tales (Erick) e Daniel (Juninho); Ari e Bahia. Técnico: Sérgio Serrano.
Paraná Clube: Thiago Rodrigues; Lisa, Fransuar, Alisson e Igor; Cambará (Douglas Packer), Lucas Souza e Maicon; Hugo (Thiago Bispo), Nilson (Marquinhos) e Wellington Silva. Técnico: Ricardinho.
Gols: Cambará (32-1º), Wellington Silva (8-2º e 16-2º)
Árbitro: Osvaldo Massafera Junior
Cartões amarelos: Carlinhos, Luan, Renan, Anderson, Edney (G); Lucas Souza (P)
Público: 440 pagantes (540 total)
Renda: R$ 7.800
Local: Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba

LANCES DO JOGO
Primeiro tempo

3 – Escanteio. Maicon cruza. Alisson cabeceia perto.
8 – Falta. Maicon lança. Wellington Silva cabeceia sobre o gol.
9 – Maicon chuta de fora da área. O goleiro espalma.
10 – Escanteio.Maicon cruza. Wellington Silva cabeceia no canto. O goleiro faz grande defesa.
11 – Maicon cruza. Nilson cabeceia perto, ao lado.
13 – Maicon lança para a área. Wellington Silva chuta fraco. O goleiro segura.
16 – Escanteio. Maicon cruza. A bola sobra na 2ª trave para Fransuar, que cabeceia para fora.
27 – Falta frontal. Hugo bate no canto. O goleiro defende.
31 – Nilson coloca Wellington Silva na cara do gol. Ele tenta o drible e perde o ângulo.
32 – Gol do Paraná. Cambará avança, dribla dois, invade a área e toca no canto.
34 – Lisa cruza. Hugo cabeceia perto, ao lado.

Segundo tempo
2- Marquinhos chuta do bico da área e acerta a trave.
7 – Marquinhos invade a área e chuta. O goleiro espalma.
8 – Gol do Paraná. Marquinhos dá belo toque para a área. Wellington Silva chuta no canto.
9 – Carlinhos chuta de fora da área. Thiago Rodrigues rebate.
12 – Cambará chuta da meia-lua. A bola passa perto, sobre o gol.
13 – Falta. Guilherme cruza, Renan ajeita e Edney, com o gol vazio à sua frente, cabeceia para fora.
16 – Gol do Paraná. Marquinhos toca para Wellington Silva, que chuta no canto.
22 – Bahia invade a área e chuta cruzado. Thiago Rodrigues segura.
23 – Falta na linha de fundo. Maicon tenta o gol direto. O goleiro espalma.
42 – Lisa coloca Wellington Silva na cara do gol. Ele chuta para fora.
44 – Pressão do Paraná. Marquinhos chuta e Renan salva em cima da linha.

 


Na Vila

Reforço
O lateral-direito Ângelo, 23 anos, passa por exames no Paraná Clube e pode assinar contrato amanhã. O jogador foi eleito o 2º melhor lateral-direito do Campeonato Baiano 2012, atuando pelo Feirense. O gerente de futebol do Paraná, Alex Brasil, trabalhou como olheiro da Traffic e do Parma antes de ser contratado pelo clube paranaense. A função dele era indicar jovens talentos brasileiros. Um deles era Ângelo. Antes de chegar ao Paraná, eu já acompanhava a carreira dele, contou. É um jogador jovem e de muita força física, declarou.

Análise
O técnico Ricardinho afirmou ontem, após a vitória sobre o Grecal, que a 2ª divisão estadual tem sido útil para o trabalho dele. O ganho tem sido enorme, porque estou podendo dar oportunidade a todos os jogadores do grupo, disse. E alertou que o desempenho individual na competição será levado em consideração para definir o grupo que disputará a Série B até novembro. Quando se analisa, nem tudo é bom. Quem não está aproveitando a chance, não rende aquilo que pode, vai perdendo espaço, alertou.