16º

Festa do Imin Matsuri acontece neste fim de semana

28/06/12 às 20:03

Amanhã e no domingo p curitibano poderá acompanhar uma as festas mais tradicionais da cidades. É o Imin Matsuri de Curitiba, o festival do imigrante japonês, no pátio ao lado do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em sua 22° edição, o evento comemorará os 104 anos de imigração japonesa no Brasil, com a vinda da primeira leva oficial de imigrantes japoneses, em 1908, no navio Kasato Maru, que aportou em Santos.
O evento é um dos maiores festivais de cultura e gastronomia realizados pela comunidade nipo-brasileira de Curitiba. Foi idealizado pelo multi artista e jornalista Claudio Seto (já falecido), há mais de 20 anos e vem mantendo e conquistando o público interessado em cultura japonesa.


A 22° edição terá entre suas atrações shows de taikô (tambor japonês), canções japonesas, demonstrações de artes marciais (como karatê e kendo), apresentações de danças típicas (odori e yosakoi soran), matsuri dance e bon odori com a contagiante participação do público. A praça de alimentação funcionará durante toda a festividade, trazendo mais de 30 pratos típicos da culinária japonesa como sushi, sashimi, yakisoba, udon, teppanyaki, bifun, karê, lámen, tchanpon, temaki, yakitori, tempurá, dorayaki, manju, entre outros. Bazares, exposições e vendas de artesanatos típicos estarão disponíveis.
No sábado, o início das atividades na praça de alimentação está marcado para as 11 horas. Às 13h30 tem o Bon Odori/Matsuri Dance, e às 14 horas, a cerimônia de abertura oficial do evento, seguido de apresentação de Artes Marciais, show de karaokê infanto-juvenil, Moti Tsuki, e mais shows até as 22 horas.
No domingo, a partir das 16h30 acontecem as apresentações artísticas e culturais (Odori – dança tradicional), mas a praça de alimentação começa a servir às 11 horas. Ainda no domingo a tarde será encerrado com concursos. Às 17 horas o concurso é de cosplays. Às 17h45 tem apresentação de danças e o ecnerramentos das atividades deve ocorrer por volta das 18 horas. A entrada para os dois dias é franca.

Publicidade
0 Comentário