O Ministério Público do Paraná expediu, nesta sexta-feira (06), recomendação administrativa à Câmara Municipal de Apucarana, orientando a não aprovação do Projeto de Lei 102/2012, que ficou conhecida como Lei do Pai Nosso. Segundo o projeto, a oração do Pai Nosso teria que ser rezada no início das primeiras aulas de cada período em escolas da rede municipal de ensino. A matéria tramita no legislativo municipal e a segunda votação está agendada pra a próxima semana.

A Promotoria de Justiça de Apucarana, através do promotor André Luis Bortolini, instaurou inquérito civil na última semana para investigar o projeto de lei. Para a Promotoria, o conteúdo da lei é inconstitucional e viola a Constituição Federal, que garante liberdade de consciência, crença e culto.

O promotor ressaltou, ainda, que a laicidade do Estado exige respeito a todos os credos e sua manifestação, devendo o poder público manter-se independente em relação aos cultos religiosos ou igrejas, protegendo e garantindo o livre exercício de todas as religiões, sempre com vistas ao alcance do interesse público, com a garantia da liberdade religiosa.

Caso a lei seja aprovada, sancionada e promulgada, mesmo com a recomendação, caberá ao MP-PR o ajuizamento de Ação Direta de  Inconstitucionalidade à Justiça.