Em tempos de escassez das vacinas contra a Gripe A, uma nova alternativa apareceu: a homeopatia. Reconhecida há 30 anos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o tratamento homeopático ganhou muitos adeptos e agora promete ser uma nova via para aqueles que desejam adotar um método de prevenção além da higiene. Segundo o último boletim informativo da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado na segunda-feira, 760 pessoas contraíram o H1N1 desde o início do ano e 23 morreram em decorrência da doença.
De acordo com o presidente da Associação Médica Homeopática do Paraná, Jorge Ricardo dos Santos, o medicamento homeopático influenzinum foi manipulado a partir dos  vírus da gripe asiática e da gripe européia, e foi utilizado para prevenção e tratamento da gripe. Em Curitiba, desde o surgimento da vacina para a gripe H1N1, em 2009, também foi manipulado o medicamento homeopático Influenzinum H1N1″.
É possível manipular medicamentos homeopáticos a partir de vacinas, como já foi feito com a vacina da varíola. A vacina da gripe H1N1 já foi manipulada homeopaticamente em Curitiba. Diversos colegas homeopatas já o prescreveram relatando bons resultados clínicos, afirma o médico.

Porém, segundo Ricardo dos Santos, o medicamento Influenzinum H1N1, ainda não tem eficácia científica comprovada. Temos bons resultados clínicos, mas não comprovados cientificamente. A experiência conhecida deste medicamento atualmente é somente oriunda deste uso, esclarece.
De acordo com o presidente da Associação Homeopática, os remédios homeopáticos citados não substituem a vacina comum, pois eles agem de forma diferente, e devem ser sempre prescritos por um médico. Segundo ele, na homeopatia, o remédio é feito especialmente para cada paciente, variando conforme suas características.
Uma vez prescrito, o remédio pode ser preparado em algumas farmácias em Curitiba ao custo médio de R$ 14. O farmacêutico Ricardo Luiz Andreazza, de um laboratório de manipulação homeopático, afirma que nos pacientes que estão se tratando com homeopatia, é constatado o aumento da imunidade. A resposta tem sido bem positiva, afirma ele, que ainda reforça que o remédio só é vendido com prescrição médica.
Estes medicamentos homeopáticos, diferentemente da vacina tradicional, também podem ser usados para tratar uma gripe já instalada, e com bons resultados. Desde sua criação, a medicina homeopática vem sendo utilizada com muito sucesso na prevenção e no tratamento de doenças epidêmicas, como as que ocorrem com intensidade no inverno, entre elas a  gripe, diz o médico.