Todas as operadoras de serviço de telefonia celular no país deverão apresentar plano de investimento e melhoria da qualidade dos serviços de rede e do atendimento dos call centers para os próximos dois anos.

A informação é do superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, que está reunido durante a tarde desta quinta-feira (19) com representantes da Claro, uma das três empresas de telefonia celular que ontem (18) tiveram suspensa a autorização para comercializar chip e modem 3G.

Na reunião, estão sendo apresentadas as premissas que o plano de ação deverá seguir. Conforme Bruno Ramos, as orientações variam de empresa para empresa. Vamos acompanhar passo a passo, promete o superintendente. A Anatel também terá encontros com a TIM (já marcada para as 16h30) e com a Oi (horário a confirmar).

Além das três empresas punidas pela Anatel, também deverão apresentar seus respectivos planos a operadora Vivo e duas outras prestadoras locais de telefonia celular em Minas Gerais e no Paraná.

Para o superintendente da Anatel, a decisão de suspensão é dura, mas vai mudar paradigma e as operadoras já entenderam as exigências da Anatel.

Apesar de reconhecer que a medida de suspender as três operadoras foi extrema, Bruno Ramos salientou que a avaliação de qualidade da Anatel é contínua e que a agência já havia sinalizado para essas empresas a insatisfação quanto à continuidade dos problemas.