O Atlético não conseguiu manter a boa fase que estava vivendo e perdeu no último sábado, por 1 a 0, para o Vitória. Além da decepção para os mais de 5 mil torcedores — a maior presença de público até agora no estádio Caranguejão, em Paranguá —, o Furacão ainda quebrou uma marca: perdeu pela primeira vez neste ano em uma partida com o mando de campo.

Até o momento, em 2012, foram 22 jogos em que o Atlético teve mando de campo — o que não significa jogar em casa, já que a Arena da Baixada está fechada para as reformas para a Copa do Mundo.

Nesses 22 jogos de Copa do Brasil, Paranaense e Série B do Brasileiro, o Furacão disputou partidas em Ponta Grossa, no Janguito Malucelli, na Vila Capanema e no Caranguejão, em Paranaguá. Dessas partidas, foi vitorioso em 15 e empatou outras 6. A derrota, até então inédita, foi contra o Vitória, vice-líder na Série B.

Embalado por três vitórias seguidas na competição, o Atlético iria jogar em casa pela partida válida pela 12ª rodada. Além disso, o time pôde repetir uma escalação pela 1ª vez desde que Jorginho assumiu o comando. E ainda contar com mais um reforço, o de Derley, a mais recente contratação do time.

No entanto, a realidade foi bem diferente. No primeiro tempo, o Atlético chegou a jogar melhor que o vice-líder do campeonato, mas teve poucas chances de finalização.

Após o intervalo, Jorginho colocou Martín Liguera e Bruno Furlan no lugar de Paulo Baier e de Tiago Adan. Porém, o Vitória estava melhor. O time baiano sabia administrar a partida e era rápido nos contra-ataques. Marcou o gol  do triunfo aos 31 minutos, com Leílson.

O meia-atacante Marcelo foi o protagonista do 2º tempo pelos dois gols feitos que perdeu. O primeiro, aos 24 minutos, quando o goleiro Caio Secco rebateu um chute de Bruno Furlan. Marcelo, com o goleiro batido e o gol aberto, bateu para fora. Aos 41, Bruno Furlan cruzou de esquerda e Marcelo, livre, na pequena área e com o gol vazio, jogou novamente para fora.

Sem conseguir atingir seu objetivo de conquistar cinco vitórias seguidas, o Atlético continuou em 9º na tabela, com 17 pontos. E tenta reiniciar a série de triunfos no próximo sábado, contra o Guarani, em Campinas.

Em paranaguá

Atlético
Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Wellington Saci (Bruno Costa); Derley, João Paulo, Paulo Baier (Martín Liguera), Marcelo e Riardinho; Tiago Adan (Bruno Furlan). Técnico: Jorginho.

Vitória
Gustavo (Caio Secco); Nino Paraíba, Gabriel Paulista, Victor Ramos e Dener; Uelliton, Michel, Pedro Ken e Leílson (Tartá); Marquinhos e Marcelo Nicácio (Willie). Técnico: Paulo Cesar Carpegiani

Gols: Leílson (31-2º)
Cartões amarelos: João Paulo, Gabriel Paulista, Ricardinho
Público: 4.768 (pagante) / 5.444 (total)
Renda: R$ 88.080,00
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Local: Estádio Caranguejão, em Paranaguá.

 


Lance a Lance

Primeiro tempo
3 – Nilo chega bem pela direita e cruza para Pedro Ken, que chega atrasado e a zaga faz o corte.
5 – Ricardinho mandou uma bomba para o goleiro Gustavo, mas a bola passa raspando no travessão do Vitória.
12 – Lançamento forte de Uelliton e a bola fica com Weverton.
22 – Tentativa de cruzamento pela esquerda do Vitória, mas a bola fica com Weverton.
26 – Maranhão chega pela direita e encontra Derley no centro da pequena área. Ele toca de cabeça, mas Gustavo defende.
32 – Perigo para o Atlético. Pedro Ken rouba a bola, faz cruzamento que passa por toda a área do Atlético e ninguém consegue chegar.
35 – Ricardinho recebe bola no contra-ataque, passa para Paulo Baier, mas o impedimento é assinalado.
40 – Marcelo faz bom cruzamento pela direita e Tiago Adan quase marca. Porém, já não valia nada porque o juiz marcou falta do ataque atleticano.
49 – Cleberson tenta cortar a bola, que cai no pé de Leílson. Ele dá um chutão, mas a bola vai para fora.

Segundo tempo
3 – Boa chance em cobrança de falta, mas a bola sobe e sobra fácil com Caio Secco.
3 – Goleiro Caio dá belo lançamento para Marquinhos, que vai até o fundo, dá drible entre as pernas e bate para a defesa de Weverton.
15 – Na cobrança de falta do Vitória, a bola vai forte, mas direto para fora.
20 – Caio perde o tempo da bola e quase dá uma boa chance de gol a Bruno Furlan.
24 – Chute de Bruno Furlan, Caio defende e joga a bola nos pés do Marcelo. Ele perde a chance mais clara de gol até o momento.
29 – Ricardinho encontra Liguera bem localizado. Ele recebe, gira e bate, mas vai bem no meio do gol e Caio Secco defende tranqüilo.
31 – Gol do Vitória. Leílson vem com velocidade pela esquerda e bate forte e cruzado. Weverton não consegue chegar.
41 – Marcelo mais uma vez perde o gol do Atlético. Bruno Furlan cruza de esquerda e Marcelo, sozinho na frente do gol, joga novamente para fora.
43 – Vitória quase faz mais um. Willie recebe livre dentro da área e chuta, mas a bola explodiu no travessão e foi pro meio da área.