A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, ontem, novo boletim da gripe A. Foram confirmados mais 139 casos da doença no Estado e duas mortes. Os números são inferiores aos do boletim anterior, que registrava 172 novos casos e cinco mortes. Desde o início do ano, o Paraná registrou 899 casos confirmados e 25 mortes por gripe A.
Na reunião da Comissão Estadual de Infectologia também realizada ontem, ficou definida a ampliação da vacinação para crianças de 2 a 5 anos. Vamos receber mais 400 mil doses na quinta-feira, e assim que as doses chegarem às unidades de saúde a vacina será estendida para este público-alvo, além dos grupos já priorizados, destaca o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Com a chegada das novas doses, o Estado terá cerca de 2,6 milhões de paranaenses imunizados contra a gripe neste ano. A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação de maio e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

A Secretaria da Saúde alerta também para a circulação do vírus Influenza A (H3), mais conhecida como gripe sazonal ou comum, que registrou aumento no número de registros. Somente neste ano, foram registrados 402 casos e seis mortes por este subtipo de gripe. As estratégias adotadas previnem casos e mortes por todos os vírus influenza que circulam no País. Por isso, mesmo que os números da gripe A diminuam significativamente nas próximas semanas, as medidas de prevenção e tratamento devem continuar, enfatiza a coordenadora da Sala de Situação da Gripe, Angela Maron de Mello.
Curitiba — A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba começou, ontem, a vacinar contra a gripe as crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). A estimativa é que haja na cidade entre 60 mil e 70 mil crianças na faixa etária, que deverão ser levadas às unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os endereços estão no site www.curitiba.pr.gov.pr, da Prefeitura.

As vacinas que estão sendo aplicadas ainda são de um lote de 30 mil doses não usados durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, encerrada no começo deste mês. Ainda nesta semana, a Capital vai receber mais 65 mil doses repassadas pela Secretaria Estadual da Saúde, como parte de um lote de 400 mil doses destinadas para o Paraná pelo Ministério da Saúde.
Quem tem crianças nessa faixa etária pode ficar tranquilo porque haverá doses suficientes para todas, explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, pediatra Karin Luhm.  A ampliação da oferta da vacina é decorrência da disponibilidade de doses, adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Saúde.
A vacinação deste novo grupo é em decorrência da sobra de vacinas em outras unidades federais e também porque o Sul do País vem registrando mais casos da gripe A (H1N1) desde a pandemia de 2009.