As altas do tomate e da cenoura na Central de Abastecimento (Ceasa) de Curitiba fizeram com que a média geral dos preços dos 30 produtos mais comercializados durante a semana subisse 19,03%. Segundo a tabela da variação de preços, a cotação do tomate subiu 64,29%, em apenas uma semana.

De acordo com a Ceasa, a alta do tomate se deve à entressafra dos produtores do Paraná. Com isso, o produto precisa ser trazido do Rio de Janeiro, o que acarreta em custos com frete. Conforme a Ceasa, o acréscimo no preço pode chegar a R$ 6 por cada caixa de tomate.

A redução na oferta da Cenoura, produzida na Região Metropolitana de Curitiba, também fez com que os comerciantes da Ceasa precisassem trazer o produto de outros estados, elevando o preço final em 33,33%. As cenouras vendidas na Ceasa atualmente são compradas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Já as principais reduções de preços foram registradas com a couve flor grande, que ficou 26,67% mais barata, e com a alface crespa grande e a cebola, cujos preços caíram 16,67%.