Sarah Oliveira encerra a temporada do Viva Voz entrevistando a cantora Zélia Duncan. A convidada revelou seus gostos, sua personalidade, além de ter falado sobre a paixão que mantém pela música, pelo basquete e pela avó, que homenageou adotando seu nome para uso artístico.

Ela era tudo para mim, tenho maior orgulho de usar o nome dela, se referiu à avó. A convidada – batizada como Zélia Cristina – também comentou que a maior mágoa que tem é dela não ter visto seu sucesso. Minha avó me ajudou a vida inteira! Ela colocava gasolina no meu carro para eu ir cantar. E quando eu, finalmente, virei Zélia Duncan, ela estava muito doente. Literalmente não viu.

Outro assunto que entrou na conversa foi o basquete. Minha primeira paixão, meu primeiro amor foi o basquete, assumiu Zélia. Ela contou que começou a treinar aos dozes anos, quando entrou para o time do colégio, e, depois, conseguiu vaga na seleção de Brasília. Meu objetivo de adolescente era ir para São Paulo, jogar e tentar viver disso. A entrevistada tinha a jogadora Magic Paula como ídolo, de quem, hoje, é amiga. Ainda sobre esportes, ela disse: ensina a dividir. Sobre o basquete, confessa que aprendeu muito e usa o termo passar a bola como metáfora.

Se abandonou totalmente os esportes? Não, fiz uma maratona já. Corri os 42 km da de Chicago. Zélia ainda comentou que o que a agrada muito é estar no meio da massa durante as competições. A gente tem uma profissão onde você tem que estar sempre à frente. Tem que estar bem, bonita, inteligente, tem que cantar bem. Já nas corridas, a cantora diz que o único objetivo é chegar até o fim. Ela ainda contou à Sarah que tem Drauzio Varella como seu modelo. Foi ele que me inscreveu na maratona de Chicago. Drauzio já correu mais de dez!

E quando o tema foi a profissão, a convidada admitiu que a considera louca. Ela só se realiza no outro. Não adianta eu fazer a música mais linda do mundo se você não ouvir. Para Zélia, é importante que as pessoas peguem as músicas para elas, se identifiquem mesmo. Acho fascinante isso. A gente faz uma música por um motivo e você vai gostar dela por um completamente diferente, e tão legítimo quanto o meu. As duas ainda conversaram sobre sucessos como O Lado Bom, Alma e Catedral, que foi regravada pelo cantor Leandro. Zélia se emocionou com a versão: Fiquei comovida. Ele resolveu cantar sozinho. Incrível, bonito isso!.

Sobre sua personalidade, Zélia admitiu que expõe o que pensa, é reservada para se preservar e ficou menos temperamental com a idade. Me sinto muito mais tranquila para pedir desculpa, para ouvir, inclusive, uma crítica. Se for, claro, dita com carinho e cuidado. Ela ainda deu um conselho para pessoas que têm amigos artistas. Não deem suas opiniões logo depois de um show. Isso não é delicado, principalmente, se você achou que alguma coisa não foi bem. Não que a gente não possa ouvir, é claro que sim. A gente está na chuva para se molhar.

O Viva Voz com Zélia Duncan será exibido no dia 03 de agosto, às 21h30, no GNT.

Horários alternativos:

domingo, 05 de agosto, às 07h30

segunda-feira, 06 de agosto, às 08h e às 14h

sexta-feira, 10 de agosto, às 18h30