Um dos maiores confrontos do vôlei mundial marca a disputa por vaga na decisão do torneio masculino nos Jogos de Londres. Brasil e Itália se enfrentam hoje, às 15h30 (de Brasília), na Earl’s Court, na capital britânica.
A semifinal entre as seleções que dominaram a modalidade entre o final dos anos 90 e a primeira metade dos anos 2000 foi decidia ontem. O Brasil passou com facilidade pela Argentina, confirmando o favoritismo com um placar de 3 sets a 0. Pelo mesmo placar, a Itália surpreendeu e atropelou os EUA, até então favoritos ao bicampeonato olímpico.
Em sete confrontos nos Jogos Olímpicos, a Itália nunca venceu o Brasil. Em Atenas-2004, o time do técnico Bernardinho venceu os italianos na fase de grupos e também na decisão do ouro, que deu ao Brasil seu segundo título na modalidade. Em Pequim-2008, o Brasil também fez a semifinal contra a Itália e venceu por 3 sets a 1, mas acabou derrotado na final pelos EUA.
Uma preocupação brasileira é a lesão do oposto Leandro Vissotto, que machucou a coxa direita ainda no primeiro set contra os argentinos.
Antes do duelo entre brasileiros e italianos, às 11 horas (de Brasília), Bulgária e Rússia decidem a outra semifinal.