O Coritiba fez um gol ao fim do primeiro tempo. Mas erros coletivo da zaga permitiram que o Corinthians virasse o jogo, com direito a um gol aos 45 minutos do segundo tempo. Dessa forma, o jogo deste domingo (12), no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Brasileirão, terminou com vitória paulista por 2 a 1.

Com o revés em casa, o quarto no Brasileirão, o Coritiba terminou a rodada em 15º lugar, com os mesmos 15 pontos de antes. Ao menos, não caiu para a zona de rebaixamento. O Corinthians, que vinha de três empates seguidos, subiu para 10 lugar, com 21 pontos.

O Coritiba não fica um jogo sem tomar gol desde o segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil, quando fez 2 a 0 no São Paulo, em 20 de junho. Desde então, são 14 partidas – onze pelo Brasileirão, incluindo a de domingo, duas pela Copa do Brasil e uma pela Sul-Americana – com a defesa sendo vazada. Não à toa, o time tem a pior defesa do Brasileirão, com 32 gols sofridos (média de dois por jogo).

Nesta quinta-feira (16), o Coritiba volta a campo. Enfrenta o Vasco, às 21 horas, em São Januário, no Rio de Janeiro. Para este jogo, o técnico Marcelo Oliveira pode contar com os retornos de Rafinha e Robinho, que cumpriam suspensão neste domingo. Outro que tem chance de voltar é o zagueiro Emerson, se estiver 100% recobrado de lesão.

Jogo

Devido às trocas por desfalques (e também às trocas por opção do treinador), o meio-campo do Coritiba repetiu apenas um jogador em relação à equipe que perdeu para o Atlético-MG: Júnior Urso. Chico voltou ao time e entrou como segundo volante; Gil caiu como meia pela direita (foi lateral na partida anterior), Everton Ribeiro substituiu Lincoln (por opção do treinador) e Roberto entrou no lugar de Everton Costa (suspenso).

Nessa configuração, o Coritiba conseguiu marcar bem o Corinthians. Mas, ao mesmo tempo, não escapou da marcação adversária. As poucas finalizações foram para fora, e os dois goleiros só trabalharam para defender faltas cobradas à área. A exceção foi um chute de Romarinho, defendido por Vanderlei. O time paranaense recorria a chutões em demasia e, na primeira vez em que conseguiu trocar passes, fez um gol, aos 46 minutos, com Everton Ribeiro, após bom passe de Leonardo. O treinador apostou em mim e eu estou mostrando que posso ser titular, disse Everton Ribeiro, titular na reta final do Estadual e que há quatro rodadas amargava a reserva.

Na primeira chegada bem organizada, fez o gol, disse Marcelo Oliveira, que, para o segundo tempo, pediu mais cuidado com a marcação, em referência à troca do experiente Pereira pelo jovem Luccas Claro na zaga.

Oliveira parecia adivinhar que o Corinthians viria para cima. O time paranaense teve uma boa chance para ampliar, aos 12 minutos, com Everton Ribeiro, mas no geral viu o adversário criar mais chances de gol. O gol da equipe paulista, porém, saiu de um lance despretensioso. Danilo cruzou para a área. Paulinho surgiu nas costa de toda a defesa e cabeceou para baixo. A bola passou entre os braços de Vanderlei e entrou: 1 a 1.

A partir daí, Oliveira tentou injetar sangue novo no time, ao trocar Roberto por Thiago Primão (aos 22 minutos) e Chico por Rafael Silva (aos 30). O time cresceu em termos ofensivos e chegou a mandar uma bola na trave, mas isso não foi suficiente para chegar à vitória em casa. Para piorar, aos 45 minutos o Corinthians tocou a bola no entorno da área até que Paulinho cruzou e Romarinho, de costas para o gol, tocou de letra e marcou 2 a 1.

Coritiba 1 x 2 Corinthians

Coritiba

Vanderlei; Ayrton, Pereira (Luccas Claro), Escudero e Lucas Mendes; Júnior Urso, Chico (Rafael Silva), Gil, Everton Ribeiro e Roberto (Thiago Primão); Leonardo. Técnico: Marcelo Oliveira

Corinthians

Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos (Martinez); Ralf, Paulinho Danilo e Douglas (Guerrero); Romarinho (Wallace) e Jorge Henrique. Técnico: Tite.

Gol: Everton Ribeiro (46-1º), Paulinho (20-2º),

Cartões amarelos: Ralf, Roberto, Chico, Escudero, Danilo, Romarinho

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo

Lances do jogo

Primeiro tempo

8 – Ayrton cobra falta para a área. A bola vai ao gol e Cássio pega

18 – Chicão toma a bola de Chico e lança para Romarinho, que domina, dribla Pereira e bate a gol. Vanderlei pega

24 – Douglas cobra falta para a área. A bola vai ao gol e Vanderlei pega

31 – Fábio Santos tenta o passe. Pereira corta, mas a bola cai com Danilo, qwue serve Fábio Santos. O chute do lateral vai por cima

34 – Leonardo recebe, entra na área, dribla Paulo André e bate por cima do gol

43 – Douglas cruza da intermediária. Fábio Santos cabeceia para fora

46 – Gol do Coritiba. Gil passa para Chico, que lança. Leonardo, com um só toque, põe para a área. Everton Ribeiro surge e bate de primeira, entre as pernas de Cássio

Segundo tempo

4 – Paulinho recebe, gira e chuta de fora da área. Vanderlei pega

5 – Guerrero arrisca de fora da área e Vanderlei defende

12 – Leonardo toma a bola de Alessandro e deixa com Everton Ribeiro, que bate de longe, no alto do gol. Cássio espalma para fora. Everton Ribeiro cobra o escanteio e Leonardo cabeceia com perigo, mas por cima

16 – Danilo tenta o chute cruzado, por cobertura. Vanderlei pega

19 – Chicão cobra falta frontal. A bola desvia na barreira e passa rente à trave antes de sair

20 – Gol do Corinthians. Danilo cruza da esquerda. Paulinho surge nas costas da defesa e, na pequena área, cabeceia para o chão. Vanderlei toca na bola, mas não evita o gol

22 – Chicão cobra escanteio, Paulinho escora pelo alto e Danilo, na pequena área, cabeceia por cima

24 – Ayrton aproveita sobra da defesa e bate a gol, mas por cima

29 – Jorge Henrique cruza da direita. Paulo André cabeceia para o canto esquerdo e Vanderlei faz grande defesa

31 – Ayrton cobra falta e acerta a trave esquerda. Thiago Primão chuta a sobra ao gol, mas Chicão salva

38 – Thiago Primão cruza. A bola desvia em Jorge Henrique e quase entra, mas vai na rede do lado de fora

42 – Romarinho cruza e Martinez cabeceia para fora

45 – Gol do Corinthians. Após troca de passes no entorno da área, Paulinho recebe na direita e cruza rasteiro. Romarinho, acossado por Ayrton, toca de letra e manda à esquerda de Vanderlei