Setembro em Paris
Uma das melhores épocas do ano para viajar é o mês de setembro. Vantagens não faltam. Em primeiro lugar as tarifas das passagens e hospedagem voltam a receber a cotação de baixa estação. O que melhora, e muito, o orçamento final. Outro bom motivo são as temperaturas. Em qualquer hemisfério são amenas. Nem tão quente, nem tão frio. Os destinos de grande concentração turística também não são tão cheios, sem grandes filas ou atropelos. Isso tudo se traduz em melhora de atendimento e na qualidade da viagem.
Paris, por exemplo, é uma cidade que fica perfeita no mês de setembro. O calor do verão aos poucos vai diminuindo e os termômetros do outono são perfeitos para quem gosta de passear a pé ou de bicicleta (http://www.velib.paris.fr/) pela Cidade Luz. Programas por lá não faltam, portanto o ideal para os turistas de primeira viagem na Europa é dedicar pelo menos uma semana na capital francesa.
Lá, existem os passeios obrigatórios: torre Eiffel, Catedral de Notre Dame, Saint Chapelle, Montparnasse, Museus do Louvre e D’Orsay, passeio pelo rio Sena de bateaux-mouche, caminhar pelo Jardim de Luxemburgo e pelo Champs-Elysées até o Arco do Triunfo, visitar os charmosos bairros do Le Marais e Bastille, o badalado Canal Saint Martin e ter contato com a vida cultural e boêmia de St. Germain-des-Prés e Montparnasse.
Mas para aproveitar melhor a cidade vale a pena descobrir alguns recantos que não são amplamente divulgados pelos guias turísticos tradicionais e que permitem ao visitante mais descolado conhecer um pouco mais da cultura francesa em todas as suas vertentes.
A Coluna Na Esquina do Mundo faz uma breve lista dos locais onde o viajante pode encontrar um programa diferenciado em Paris para quem gosta de gastronomia. Confira (e guarde para sua viagem) as dicas:

Tomar um vinho no Baron Rouge, que fica na rua Théophile Roussel,1 (75012 – Tel: 01 43 43 14 32 – MetroLedru-Rollin). Um dos locais mais bacanas de Paris freqüentado por artistas e com público bem moderno.

Para o almoço ou jantar uma ótima opção é o L’Ebauchoir (http://www.lebauchoir.com/)- um restaurante trés bon marché que fica na 45, Rue de Citeaux Tel. 43424931. É necessário reservar antes de chegar.

Relais de l’Entrecôte (http://www.relaisentrecote.fr/) restaurante que serve o típico entrecôte com batatas fritas. Eles têm um molho especial (secreto!) que é muito bom e só servem isto no restaurante. A única coisa que eles perguntam é o ponto da carne e a bebida! – Tem cinco endereços um deles é na 15, rue Marboeuf – perto da Champs Elysées, super bem localizado. Cheguem cedo!

Sorvete Bertillon: melhor sorvete de Paris e talvez um dos melhores do mundo. Fica na pequenina Ilha de Saint Louis e é muuuito disputado e famoso.

Pâtisserie Pierre Hermé (http://www.pierreherme.com/) e seus imperdíveis: 2000 feuilles (duas mil folhas) – é mais que mil folhas! É uma massa folhada caramelada (bem crocante) com um recheio bem leve de avelãs e amêndoas.

Café da manhã num lugar bem legal que se chama Le Pain Quotidien (http://www.lepainquotidien.fr/#/fr_FR/nos_adresses/paris/marais) é muito bom e o ambiente é bem diferente – tem uma mesa coletiva. Tem umas sugestões com pão, croissant (que é ótimo), manteiga, geléias e bebida. Fica na rua de trás de prefeitura, que se chama rue des Archives 18-20.

No Boulevard Saint Germain tem um dos cafés mais famosos de Paris: Les Deux Magots (http://www.lesdeuxmagots.fr/) que teve um papel muito importante na vida cultural da cidade, onde se reuniam escritores como Hemingway, Paul Sartre, Simone de Bauvoir e pintores como Picasso.

Chocolatier legal para tomar um chocolate quente (no salão de chá que fica no andar de cima do charmosos endereço) ou degustar um ótimo chocolate: Jean-Paul Hévin (http://www.jphevin.com/)- 231, rue St. Honoré.

Para ouvir música um local que sempre tem uma boa programação é o New Mourning (http://www.newmorning.com/). 7 & 9 Rue des Petites Ecuries – 75010.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******
Rodrigo Browne
[email protected]