No próximo fim de semana, de 31 de agosto a 2 de setembro, no Guairinha, será realizada a etapa final da Mostra Paranaense de Dança 2012.  O evento acontecerá sempre às 20 horas, com exceção do dia 2 de setembro, domingo, que será às 18 horas.  A Mostra é idealizada e produzida pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG).
 
Serão apresentadas 83 coreografias na final, dos mais variados estilos de dança, nesta 5ª Mostra Paranaense de Dança. Elas foram aprovadas nas seletivas que aconteceram em maio, junho e julho, em seis cidades do Estado: Curitiba, Francisco Beltrão, Apucarana, União da Vitória, Ponta Grossa e Paranavaí.  O evento contou com a participação de 1.190 artistas de 106 grupos, representando 35 cidades, que apresentaram 362 trabalhos nas seis etapas da Mostra. A ABABTG promoveu também 33 oficinas de aprimoramento técnico e artístico durante as seletivas.

No dia 31 de agosto, 20 coreografias serão apresentadas com a participação de 16 grupos de Bandeirantes, Francisco Beltrão, Sarandi, Curitiba, Pinhais, Cascavel, Apucarana e Ponta Grossa. No dia 1º de setembro, serão 31 coreografias e 24 grupos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Mallet, Loanda, Apucarana, Mafra (SC), Telêmaco Borba, Quedas do Iguaçu, Pato Branco, Laranjeiras do Sul, São João, União da Vitória, Maringá, Ponta Grossa e Irati.

No último dia do evento, 2 de setembro, 32 coreografias serão apresentadas com a participação de 19 grupos de Ponta Grossa, Curitiba, São José dos Pinhais, Paranavaí, São Lourenço do Oeste (SC), Telêmaco Borba e Presidente Prudente (SP).

Além dos espetáculos, a Associação ofertará 8 oficinas de aprimoramento técnico e artístico, com a participação condicionada à doação de leite em pó e fará a entrega do Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança, que homenageará um bailarino, um grupo e um coreógrafo e/ou diretor de grupo que se destacaram durante as seletivas.

Este ano, os grupos selecionados também farão apresentações abertas e gratuitas ao público no 3º Palco Alternativo, no Palladium Shopping Center, nos dias 29 e 30 de agosto, às 20 horas, e dias 31 de agosto e 1º e 2 de setembro, às 13h30. Esta atividade dentro da Mostra é uma iniciativa da Galvão Locações em parceria com a ABABTG.

A 5ª Mostra Paranaense de Dança tem como objetivos a divulgação, incentivo e fomento da dança, além da interação entre profissionais e estudantes, a formação de platéia, a divulgação e valorização da profissão de bailarino, o estímulo à criatividade coletiva e individual, a circulação de bens culturais e a transposição de fronteiras culturais. O evento tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Galvão Locações e das Prefeituras de Francisco Beltrão, Apucarana, União da Vitória, Ponta Grossa e Paranavaí.

Cinco grupos de dança de Curitiba foram convidados pela ABABTG para abrirem as apresentações nos três dias do evento. No dia 31 de agosto, a Cia Maculina de Dança Jair Moraes apresentará a coreografia Ecos de uma Civilização, assinada por Jair Moraes.

No dia 1º de setembro, será a vez do Brainstorm – Dance Sempre Espaço Cultural, com a coreografia Syncopation, de Raphael Simões e elenco, e da Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea, com a coreografia Kaludha, de Eliane Fetzer.

Emilie Siqueira e Erickson de Oliveira apresentarão, no dia 2 de setembro, a coreografia Pas de Deux de Dom Quixote, com adaptação de Fábio Valladão e Renata Bronze. Neste mesmo dia, a EF Jazz Company apresentará No Vocabulário da Alma, de Eliane Fetzer.

Serviço:

Local: Teatro Guaíra – Guairinha

Endereço: Rua XV de Novembro, s/n – Centro

Data e horário: Dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2012 (sexta-feira, sábado e domingo), às 20h, exceto domingo às 18h

Preço: R$ 12,00