A disputa pela Casa Branca segue acirrada, com um empate técnico. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (27) pelo jornal Washington Post e a rede de televisão ABC, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem 47%, enquanto o republicano Mitt Romney aparece com 46%.

Não houve alteração nas intenções de voto ante o resultado anterior, de julho, com a escolha do deputado Paul Ryan para ser candidato a vice-presidente na chapa de Romney se mostrando pouco efetiva nas intenções de voto presidencial.

A sondagem tem uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa foi realizada entre a última quarta (22) e o último sábado (25), com 1.002 cidadãos americanos, incluindo 857 registrados para votar.

A economia, maior ponto negativo para Obama, continua sendo a maior preocupação dos eleitores, sendo que 72% consideram o tema fator fundamental na hora de decidir sobre o candidato presidencial e 54% desaprovam a condução da crise econômica feita pelo democrata.

Por outro lado, 49% da população acredita que Obama entende melhor dos problemas econômicos do cidadão comum, embora 46% da população considere que Romney faria um melhor trabalho na economia.

Obama se destaca em aspectos sociais, saúde e direito das mulheres e é visto como o candidato que mais ajudaria a classe média. Já Romney se destaca em perspectivas e contenção do deficit público e é visto como o candidato que mais ajudaria os ricos.