Os candidatos a prefeito em Curitiba desde o início do horário eleitoral gratuito já falaram de temas como mobilidade urbana, saúde, educação, acessibilidade urbana e outros temas nos programas. Até o momento, nenhum dos oito candidatos tratou o tema Cultura na televisão, nem para mostrar como seria possível utilizar a educação integrada com a cultura, como acontece em países como Estados Unidos e França. O assunto só foi tratado na mídia impressa por Luciano Ducci, Ratinho Junior, Gustavo Fruet e Rafael Greca. Os partidos de esquerda nem tocam no assunto.

Hoje, todos os projetos aprovados pela Fundação Cultural de Curitiba preveem a realização de contrapartidas sociais pelos vencedores dos editais. Mas, essas famosas contrapartidas, que dividem a classe artística, poderiam ser aprimoradas para chegarem às escolas municipais e estaduais da capital paranaense. Manaus, no Amazonas, tem um programa para contrapartidas que poderia servir de exemplo para a cidade.

A eleição é um bom momento para se discutir temas como a reforma da lei de incentivo – que precisa de uma nova direção. Ultrapassada, ela não atende mais o clamor da maioria da classe artística, que prefere o Fundo de Cultura ao Mecenato.

O modelo do fundo evitaria a concentração, descentralizaria o mercado para diferentes manifestações, colocaria o município como condutor da política cultural e não apenas como um intermediador de recursos. 

Mulheres no ar
A ministra Gleisi Hoffmann quer ser figurinha fácil na capital paranaense. Ontem, ela fez mais uma aparição no horário eleitoral gratuito de vereadores pedindo votos para a aliança Curitiba Quer Mais. Mas ela não foi a única a aparecer no programa. A deputada federal e presidente estadual do PV, Rosane Ferreira, também deu a graça. A verde sugeriu aos eleitores que votassem na chapa. A insistência dessa parlamentar em aparecer na televisão reforça o boato de que o PV quer estar na próxima eleição majoritária com candidato.

Sem segredo
Gleisi Hoffmann não está fazendo aparições apenas em Curitiba. Nas cidades onde há um petista disputando uma prefeitura, a ministra está colocando o pé. No sábado, Gleisi vai participar de uma caminhada em Almirante Tamandaré, na região metropolitana da capital paranaense, para apoiar a candidata do PT na cidade, DetePavoni. Na quinta-feira, carros de sons faziam a convocação na região para um encontro com a ministra da Casa Civil.

Laranja e rádio no ar
O candidato a vereador pela coligação Curitiba Quer Mais, Carlos Lima, encontrou uma maneira bem original de divulgar a candidatura na televisão. Segurando uma laranja e se inspirando em William Shakespeare e no clássico Hamlet, disparou: votar ou não votar, eis a questão ….  Outro postulante a mostrar algo criativo na televisão foi o locutor Pirajá Ferreia. O pedetista fez uma animação de uma rádio tocando para lembrar os eleitores que ele veio do mundo radiofônico.
 
Propaganda irregular
Um funcionário da Caixa Econômica Federal denunciou o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) por propaganda irregular no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Relata que observa a prática a mais de três anos, desde 2010, Veneri faz propaganda política pessoal através de um informativo intitulado Para Todos, onde prática a mais descarada autopromoção.

Distribuição continua
A distribuição do panfleto é realizada regularmente a cada dois ou três meses pelo próprio deputado, de mão em mão, em todos os setores dos 12 andares da Sede II, da Caixa Econômica em Curitiba, onde a propaganda ilícita foi presenciada pelo funcionário. O material é distribuído aos funcionários terceirizados e concursados da Caixa.

Associação ao PT
O funcionário menciona ainda outro material de propaganda de Veneri, esse intitulado, 13 Maneiras de Fazer Diferente. A propaganda política dentro de instituições pública é proibida por lei, o que levou esse funcionário a protocolar o caso no TRE-PR.

Valsa londrinense
Londrina vive a pior crise política da história e pode ter ainda este ano o quarto prefeito em uma legislatura. José Ribeiro (PSC), que assumiu o cargo há menos de dois meses, confessou ao Gaeco ter recebido propina de empresários londrinenses no valor de R$ 150 mil. Ribeiro substituiu o cassado pedetista Barbosa Neto eleito em um terceiro turno. Quando em 2008 Antônio Belinati teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, o presidente da Câmara, José Roque Neto assumiu e governou até Barbosa assumir. O quarto prefeito da cidade pode ser o Pastor Gerson Araújo – atual mandante da casa legislativa.


Lousa interativa
Alguns nomes de candidatos chamara a atenção durante o horário eleitoral de quinta. O primeiro prêmio vai para o Popular Animal (PRP). Sugestivo o nome. Pena que ele não foi o Edmundo na tela. O segundo prêmio foi para Terrão da CIC (PTC). **** Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) assumiu o petismo na quarta-feira. Mas será que o desaparecido Osmar Dias vai aparecer no programa do agora neo-petista para manifestar o apoio ou vai continuar mocado. **** Rodovias da região Noroeste do Paraná receberão R$ 43,6 milhões para operações tapa-buraco e recuperação de pistas, além de drenagem e selagem de trincas. Na quinta-feira o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou a ordem de serviço para o início dos trabalhos. ****Gustavo Fruet conseguiu liminar no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná para que a prefeitura pinte terminais com cores do brazão de Curitiba.

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan