Políticos que foram derrotados nas três últimas eleições estão tentando dar a volta por cima em 7 de outubro. Alguns desses políticos foram vereadores, deputados estaduais e federais. No passado conseguiram expressão municipal, estadual ou regional. Hoje na berlinda eleitoral, várias figurinhas carimbadas estão tentando mais uma vez se reerguerem politicamente.
Geraldo Bobato (PDT), Mestre Dea (PSB), Jorge Bernardi (PDT), José Groski (PSB), Luizão Stellfeld (PSL), Rosa Maria Chiamulera (PDT), Rosa Maria Chiamulera (PDT) e Roseli Isidoro (PT) foram vereadores e estão buscando a ressureição nas urnas.
Ailton Araújo (PSC), Arlete Carames (PSC) e Pirajá Ferreira (PDT), ex-deputados estaduais, tentam achar espaço político e a recuperação da saúde nas urnas.
O caso mais emblemático é o de Pedro Lauro (PV), eleito deputado federal, em 1974, que vem de derrotas eleitorais sucessivas, e com militância silenciosa com pichações em giz pela cidade, a maioria pedindo a legalização dos cassinos no Brasil.
Os eleitores que votaramnesses candidatos no passado vão ter a oportunidade de darem a resposta no dia 7 de outubro.

Rebolou
O candidato da aliança Curitiba Criativa, Ratinho Junior, deu entrevista a RIC Notícias na noite desta segunda-feira. Entrevistado pela jornalista Joyce Hallssemann, ele se viu contra a parede quando foi questionado do impacto que traria ao orçamento do município a implantação das creches com horário de seis horas. Ele não soube responder e por alguns segundos rebolou. Mas disse que o valor seria menor do que o orçamento da Ponte Estaiada. Mais uma vez errou. O valor chegará a R$ 160 milhões por ano, sem aumentar uma única vaga nas creches da capital paranaense. O gasto com a ponte será de R$ 100 milhões.

Rede de intrigas
Joyce começou a entrevista questionando o fato de Marcelo Almeida, dono de pedágios no Paraná, ser o maior doador da campanha de Ratinho Junior. Ele disse que Almeida não influenciaria em nada no governo dele. Mas revelou contradições quando falou que ele era amigo de Almeida apenas como pessoa física.

Redefinição de forças
A executiva do PSB nacional terminou uma aliança de décadas com o PT nacional nesta eleição municipal de 2012. O PSB paranaense está rompido com o PT paranaense há anos. A aliança entre o partido do prefeito Luciano Ducci e o PSDB do governador Beto Richa redefiniu o equilíbrio de forças entre petistas e socialistas no Estado, o que dificultou o crescimento do petismo no Paraná. O PSB está crescendo e o PT está encolhendo. Para desespero dos ministros Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann.

Sob os holofotes
O julgamento do mensalão arrisca deixar o PT sob os holofotes a partir da primeira semana de outubro, justamente quando a maioria dos eleitores define o voto. A possibilidade está deixando a cúpula nacional petista preocupada. Lula já vê o fantasma batendo na porta da casa dele, em São Bernardo. O deputado federal paranaense André Vargas, mais otimista, diz que a crise não vai afetar eleitoralmente o ninho petista: as pessoas têm CPF e não CNPJ.

Berlinda
O candidato da coligação Curitiba Quer Mais, Gustavo Fruet, vai continuar na berlinda. A esperança dos coordenadores de campanha era ao menos um depoimento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva para alavancar a campanha do pedetista. Mas como o ex-presidente teve uma recaída no nordeste, voltou para São Paulo e está em repouso absoluto. Os médicos o impedem de gravar ou participar de comícios. Lula é o canal direto com o eleitor. Sem ele, Fruet continua fragilizado, apesar da insistência tardia em assumir o lado petista na campanha dele. A última esperança da coligação é que Dilma participe de pelo menos um programa eleitoral. Mas os petistas não fazem a menor questão, já que Fruet pode ser uma ameaça futura. Preferem continuar abraçados com Gleisi Hoffmann.


Lousa interativa
A presidente Dilma Roussef indicou, para a vaga de Cezar Peluso no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Albino Zavascki. A indicação deve ser publica nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. **** O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou do programa eleitoral de José Serra, em São Paulo, e atirou em direção do PT. O tucano afirmou que a justiça está despertando o Brasil, já condenou réus do mensalão e não poupou os poderosos. São Paulo não aceita quem é tolerante com desvio de dinheiro público e vai votar em administrador honesto, com história limpa. O presidente do PT municipal Antônio Donato, acusou FHC de fugir da discussão de propostas para a capital paulista. Em2010, o PT aproveitou o escândalo do DEM para eleger deputados e governadores pelo Brasil. Agora, o feitiço virou contra o feiticeiro. **** A deputada federal Rosane Ferreira está percorrendo o Paraná para divulgar as candidaturas verdes para prefeito e vice-prefeito.O PV tem candidatos a prefeito em 29 cidades e vice-prefeito em 48. No total, são aproximadamente 1.100 candidatos Verdes, incluindo os vereadores e vereadoras, em 193 cidades do estado.**** No julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, afirma que há provas de lavagem de dinheiro.  O relator detalhou os repasses feitos sob a supervisão de Marcos Valério e disse que  as operações de crédito fraudulentas constituiam uma importante etapa para todo o esquema de corrupção subsidiado pelos recursos desviados.

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan