Guardando as devidas proporções, o Halloween é para os americanos o que o carnaval é para os brasileiros. A diferença é que enquanto nossa festa oficial tem quatro dias (as mais modestas é claro…), lá eles se divertem por apenas um dia. Mas a comemoração é bem divertida e começa a aquecer o comércio de doces, fantasias e adereços algumas semanas antes do dia oficial: 31 de outubro.

Em San Francisco (CA), o Dia das Bruxas é festejado em praticamente toda a cidade, de bancos a museus, passando por escolas e pelas garagens das casas que promovem superfestas produzidas com muito horror nos mínimos detalhes. Monstros, bruxas e seres do mal – adultos e crianças – invadem as ruas em busca de doces e animação.

Para passar o Halloween na cidade mais acolhedora dos Estados Unidos e com o povo considerado mais simpático, é preciso voar quase 15 horas a partir de Sâo Paulo. Lá uma opção econômica de hospedagem é o La Luna Inn (http://www.lalunainn.com/)– um hotel simples, com diárias econômicas (U$95 – uma pechincha para SF) que fica ao lado de uma das ruas mais badaladas no dia da Festa das Bruxas, a Chesnut St.

Se estiver viajando com crianças o Halloween fica mais divertido ainda. É impressionante a programação infantil que a cidade prepara no Dia das Bruxas. No Exploratorium (www.exploratorium.edu/), por exemplo – um museu interativo sensacional onde as crianças aprendem brincando com experiências cientificas – há uma programação especial nessa época, que inclui a visita de uma sociedade protetora de animais que disponibiliza tarântulas e cobras (de verdade!) para serem manipuladas pelo público, é claro sempre com supervisão dos biólogos.

No dia 31 a programação começa cedo. Voltando a comparação do carnaval, os americanos adoram se fantasiar nesse dia. Nas ruas ao invés de good morning o que mais se escuta é happy halloween. Na já citada Chesnut Street, quase todas as lojas se preparam para receber as crianças que fazem seus tradicionais pedidos de Trick-or-treat? (doce ou travessura). São filas intermináveis de crianças que saem dos colégios com sacolas laranjas (estampadas com a tradicional abóbora) e que recebem, de loja em loja, chocolates e muitas balas.

De noite a celebração continua com a participação dos adolescentes e adultos. As ruas transversais a Chesnut Street são extremamente residenciais. As casas, principalmente nas garagens, são decoradas com teias de aranha, caldeirões de feitiçaria, luzes vermelhas, bonecos enforcados e as famosas abóboras gigantes, iluminadas e desdentadas… o que gera uma pequena disputa entre vizinhos, de quem consegue criar o ambiente mais aterrorizante, e mais animado. Depois, com crianças saciadas e adolescentes no embalo, a festa prossegue nos bares até altas horas.