A aliança entre o PT e o PDT tinha tudo para dar certo e tudo para dar errado na eleição de 2012. Até o momento, as pesquisas apontam que a executiva municipal petista errou feio na estratégia para o pleito de sete de outubro. Mais uma vez, o partido esqueceu as raízes e foi para a política do toma lá, da cá. O resultado do eu apoio você este ano e você me apoia em 2014 tem tudo para levar o PT mais uma vez para o limbo das urnas.
Em 2000, lançando o deputado estadual Ângelo Vanhoni à prefeitura, a legenda fez seis cadeiras na Câmara de Curitiba para a legislatura 2001/2004. Quatro anos depois o partido só conseguiu eleger dois vereadores, André Passos e Professora Josete, com o mesmo Vanhoni disputando a chave do Palácio 29 de março. Culpa de uma coligação que elegeu cinco nomes do PMDB (Stephanes Junior, Celso Torquato, Felipe Braga Cortes, Paulo Salamuni), três do PTB (Jair Cezar, Sandoval e Valdenir Dias) e um do PCdoB (Luizão Stellfeld). 
Já em 2008, o partido fez três cadeiras (Pedro Paulo, Jonny Stica e Professora Josete).Foram três eleições sucessivas onde a incompetência do petismo foi trazido a prova. E 2012, o fracasso deve estar novamente ao lado do PT. Dificilmente fará mais que três cadeiras. Hoje, a legenda trabalha com dois nomes, mas que pode ser um.Tudo porque os petistas têm apenas um projeto político: eleger a ministra Gleisi Hoffmann para um mandato majoritário.

Salve-se
A notícia do pedido de impugnação do Datafolha na noite de quarta-feira por Gustavo Fruet foi à gota d´agua para os candidatos a vereador pela coligação Curitiba Quer Mais. Eles já sabem que a projeção de eleger no mínimo 10 vereadores é impossível. As apostas agora são de que a aliança faça no máximo 7 cadeiras no legislativo municipal.  Sendo otimista. Sendo pessimista, 4. O clima é de salve-se quem puder.

Enquete
Um grupo de candidatos da coligação de Gustavo Fruet já encomendou uma enquete com 3 mil eleitores para mapear as chances individualizadas dos postulantes do PDT, PV, PDT. Não será solicitada autorização para o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O resultado será restrito aos participantes da aliança.

PT emagrecendo
A situação mais complicada dentro da aliança Curitiba Quer Mais é do PT. Petistas de alto coturno dão como certo que a bancada irá encolher na próxima legislatura e já estão fazendo a penitência. Dos atuais três vereadores, Pedro Paulo, Jonny Stica e Professora Josete, há o risco de pelo menos dois ficarem de fora. A situação mais complicada é o da Professora Josete. O deputado Dr. Rosinha este ano esta apoiando também a candidata Salete, o que acabará fraguementando o voto dos radicais.

PV engordando
O PV, dos três participantes da coligação Curitiba Quer Mais, é o que está mais tranquilo. O potencial de votos dos vereadores, Paulo Salamuni e Aladim Luciano, é maior do que dos petistas. E ainda pode fazer mais uma cadeira, que deve ser ocupada pelo radialista Cristiano Santos, filho do deputado estadual Roberto Accioly. O PDT tem ainda o vereador Tito Zeglin e o ex-vereador Jorge Bernardi com possibilidade de receberem mais votos que a turma da Gleisi.  

Ajudinha
A vereadora Renata Bueno (PPS) teve uma boa ideia para divulgar a candidatura. Espalhou aproximadamente 50 displays na região central de Curitiba. Quem passa pela Rua XV ou pela Rua Marechal Floriano não deixa de lançar um olhar. Até mesmo porque ela está irregular. A propaganda precisa de postes e árvores para manter-se em pé.


Lousa interativa
A assessoria do candidato Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) tem bola de cristal. Todos os releases começam com uma previsão: o futuro prefeito de Curitiba. **** Circula vídeo no Youtube onde o candidato Gustavo Fruet acusa o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva de crime de responsabilidade. Talvez esse seja o motivo que Lula evita de colocar o pé aqui em Curitiba. **** A coligação Curitiba Quer Mais conseguiu uma nova liminar impedindo que aliança Curitiba Sempre na Frent use imagens da presidente Dilma Roussef. A presidenta não irá aparecer tão cedo no programa eleitoral de Ducci. **** Hoje é dia de debate na CNT. As 21h45  os candidatos Bruno Meirinho (PSOL), Carlos Moraes (PRTB), Ratinho Junior (PSC), Gustavo Fruet (PDT), Luciano Ducci (PSB) e Rafael Greca (PMDB) irão discutir os problemas de Curitiba e apresentarão propostas de como resolvê-los. **** Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) foi o entrevistado pela jornalista Joice Hallsseman, no RIC Notícias. Mais uma vez ele chamou os adversários de desinformados, ao responder sobre os valores que serão gastos na Ponte Estaiada, no Guabirotuba. A verba não serve para fazer escolas ou investir na saúde. Faz parte do pacote do PAC da Copa.  **** O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo condenou o PT a reduzir sua propaganda eleitoral no rádio por não ter destinado tempo suficiente à participação política das mulheres nos anúncios do primeiro semestre deste ano. De acordo com a decisão, o partido terá de reduzir seus informes do segundo semestre em cinco vezes o tempo não destinado às mulheres.

 

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan