O resultado da pesquisa do Datafolha, divulgado ontem pela RPC TV, aponta que o eleitor curitibano esta balançando entre os nomes de Ratinho Junior (PSC) e Luciano Ducci (PSB) para dirigir a capital paranaense na legislatura 2013 – 2014. O levantamento do Instituto aponta a liderança do candidato da coligação Curitiba Criativa com 32% das intenções contra 26% do atual prefeito, da Curitiba Sempre na Frente.
A projeção praticamente fecha o caixão eleitoral para Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais), já que tendência do eleitorado agora é pela polarização entre Ratinho e Ducci. Neste momento da campanha, os 9 pontos percentuais para com Ducci está quase impossível de ser revertido. Nem as citações de proximidade com o governo Dilma e Lula estão ajudando o pedetista. A partir de agora o candidato começará a ter problema captar recursos. Com a comprovação de que Fruet não deve chegar ao segundo turno, os doadores irão convergir para aqueles que continuam no páreo.
Greca também pode ir jogando a toalha, mesmo não admitindo. Ele já é uma carta descartada pelo eleitorado. Com 7% percentuais, o candidato tem que torcer para não cair ainda mais. Se ficar abaixo dos 5% será comprovado que ter apoio do ex-governador Roberto Requião é uma fria.
Os partidos de esquerda, os chamados radicais, PSOL, PPL e PSTU, estão tendo um resultado pífio e possivelmente devem passar por uma reciclagem nos quadros de candidatos para, talvez um dia, sejam uma opção para o eleitorado curitibano. 

Sem consideração
Os candidatos Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e Rafael Greca (PMDB) desconsideraram a pesquisa Datafolha, divulgada na tarde de ontem pela RPC. A dupla soltou nota explicando que a pontuação do levantamento não reflete a realidade das ruas.

Eliminatórias
A vereadora Maria Goretti (PSDB) teve uma proposta inteligentíssima em uma das sessões desta semana. A parlamentar sugeriu que a Câmara Municipal de Curitiba enviasse um ofício à prefeitura para que a capital paranaense se inscrevesse para realizar as eliminatórias brasileiras para a Olimpíada de 2016. A tucana mostrou que realmente conhece os assuntos que comenta.

Maternidade
A coligação Curitiba Quer Mais quer assumir a maternidade de Dilma Rousseff na campanha da capital paranaense. Durante o programa eleitoral, a aliança soltou A Dilma é nossa. Só faltou encerrar a frase com um ninguém tasca eu vi primeiro. A ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann e os âncoras transmitiram a mensagem.


DEBATE NA TV

Unidos contra Ducci
O prefeito Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) foi atacado pelos adversários no debate realizado na noite de ontem na CNT TV. Ratinho Junior (Curitiba Criativa), Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e Rafael Greca (PMDB), Carlos Moraes (PRTB) e Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) fizeram várias críticas com relação a vários temas, como saúde, segurança e inserção social. Ducci não ficou nervoso com o bombardeio e, lúcido, explicou as ações que vem desenvolvendo nos últimos dois anos.

Escadinha
Os participantes do debate da CNT usavam as perguntas e as respostas para fazerem de trampolim para colocarem as propostas de governo. Os candidatos não perguntavamnada e não respondiam nada. Como o tema foi menor do que o interior, a tática era colocar o máximo no mínimo. O debate foi bastante improdutivo.


Lousa interativa
A coligação Curitiba Quer Mais conseguiu liminar impedindo que a aliança Curitiba Sempre na Frente continue mostrando imagens relativas às Unidades Paraná Seguro (UPS) na propaganda eleitoral gratuita. **** O deputado estadual Ney Leprevost continua fazendo esforço concentrado para reeleger Luciano Ducci (PSB). Leprevost, com auxílio do vereador Aldemir Manfron, reuniu aproximadamente 4 mil moradores e comerciantes, que compõe a regional de Santa Felicidade e São Braz, para um encontro com Ducci. **** O juiz eleitoral de Araucária, Carlos Alberto Costa Ritzmann, determinou que o prefeito Albanor Zezé remova as cores azul e vermelho dos viadutos e prédios públicos pintados pela prefeitura. O prefeito de Londrina, José Ribeiro (sem partido) pediu 10 dias de licença do cargo por motivo de saúde. A sociedade organizada faz pressão para que ele renuncie. **** O número de candidaturas femininas alcançou 31,7%, superando pela primeira vez o piso estabelecido pela Lei 9.504, sancionada em 1997. Dados do Tribunal Superior Eleitoral apontam que, desde que a lei entrou em vigor, esta é a primeira eleição em que o piso de 30% foi ultrapassado. **** O Supremo Tribunal Federal condenou os ex-dirigentes do Bando Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado, além do publicitário Marcos Valério e os ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hllerbach e a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos pelo crime de lavagem de dinheiro. **** Os pedágios do Paraná estão sendo fiscalizados por uma comissão tripartide. Até o final do ano o final do ano as seis concessionárias do Anel de Integração serão avaliadas. ****

 

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan