Karl Marx, o principal ideólogo do comunismo, já dizia que a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.  Na política, não é diferente. Candidatos de diferentes matizes ideológicos, muitas vezes, adotam táticas usadas anteriormente por adversários, com objetivos diversos. Acuado pelas acusações de ter mudado de lado e pela queda nas pesquisas, Gustavo Fruet (PDT), que até hoje sempre se apresentou como um político progressista, adotou em sua campanha um discurso muito usado por forças conservadoras em tempos passados, na tentativa de minar a candidatura de Ratinho Júnior (PSC), maior surpresa desta eleição. Uma das inserções veiculadas na TV por sua coligação aponta que o eleitor quer mudança, mas que não dá para embarcar em uma viagem no escuro. A tática lembra a estratégia usada em 1982 por Saul Raiz, então candidato ao governo do Estado pelo PDS, antiga Arena, partido que sustentava o governo militar. Na tentativa de combater o candidato de oposição, José Richa, espalhou outdoors com a frase ameaçadora: Saul Raiz OU um salto no escuro. O problema é que aliados de Richa apagaram o ou durante a madrugada, e o ataque voltou-se contra o autor, já que a frase ficou como:Saul Raiz um salto no escuro.

Regina Duarte
Fruet, como já dito aqui, tem usado o mote de que a esperança vencerá o medo, contra os ataques do grupo de Luciano Ducci à sua aliança com o PT. Contraditoriamente usa a mesma tática de fomentar o medo contra Ratinho Júnior. Tática esta usada contra a eleição de Lula, em 2002, pelo PT, na famosa participação da atriz Regina Duarte na campanha de José Serra (vídeo).

Reprise
A medida que o tempo passa, os candidatos parecem estar ficando sem assunto na propaganda televisiva. Na segunda-feira à noite, todos os principais concorrentes à prefeitura da Capital repetiram os programas já exibidos na sexta-feira à noite e na segunda à tarde.

Ideia nova
As novidades, no momento, ficam restritas às inserções exibidas durante a programação normal. Gustavo Fruet (PDT) colocou no ar duas delas, com ataques aos adversários. Pense em uma ideia nova que o prefeito Ducci tenha colocado em prática na prefeitura dele, ideia dele. Não lembrou nenhuma? Tudo bem, diz o apresentador em uma delas.

Memória
Na mesma inserção, a campanha do pedetista também atira em Ratinho Júnior (PSC). Agora pense em um grande projeto do deputado Ratinho Júnior que tenha virado lei. Também não conseguiu?, questiona o mesmo apresentador.

Estreia
E o ex-presidente Lula, que até então estava completamente fora da campanha em Curitiba, apareceu ontem, na propaganda dos candidatos a vereador do PT. O partido usou uma gravação genérica feita pela direção nacional da legenda com Lula, pedindo votos para os representantes da sigla.

Exemplo
Candidata à reeleição, a vereadora Professora Josete (PT), destacou que publicou a relação dos doadores de sua campanha em seu site. Afirmou que quem fala em transparência tem que dar o exemplo.

Padrinho
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) também figurou na propaganda petista. Apareceu pedindo votos para o candidato a vereador Paixão.

Espaçoso
Quem viu a propaganda do PSD, ontem, ficou com a impressão de que o deputado estadual Ney Leprevost é candidato. Presidente municipal da sigla, ele ocupou boa parte do espaço dos candidatos da legenda.

Desafeto
Roberto Requião (PMDB) não perde oportunidade para espezinhar a vida de Fruet, que deixou o PMDB em 2004 depois de ter sua candidatura a prefeito barrada pela legenda. Criticou os políticos que mudam de partido a cada momento, de acordo com sua conveniência.

Cítrico
O destaque do dia vai para a performance do candidato a vereador do PT, Carlos Lima. Fazendo trocadilho com seu sobrenome, apareceu segurando uma laranja. Ser ou não ser laranja, eis a questão, brincou.

Catálogo
E continua o desfile de candidatos e suas profissões maravilhosas: Benedito, o cobrador (PV); Edson da Academia (PV); Eliana do HC (PV); Fátima Assistente Social (PV); Murilo Cabelereiro (PRP); e João da Portec (PRP).