A Galeria de Luz da Prefeitura de Curitiba e as principais atrações do Natal foram apresentadas nesta quarta-feira (19), no Museu Oscar Niemeyer, pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. Formada por arcos repletos de lâmpadas coloridas, a Galeria voltará a iluminar a rua XV de Novembro com um desenho ainda mais impactante que em 2011, quando foi vista por cerca de 700 mil pessoas.

A Galeria de Luz será acesa na noite de 4 de dezembro em uma grande festa popular acompanhada do espetáculo Sobre Anjos e Luz. Na montagem ao ar livre, os bailarinos “voarão” sobre o público. “É um espetáculo gratuito para que todos os moradores de Curitiba possam celebrar o espírito do Natal e para que mais turistas venham à cidade nesta época que já é bastante procurada por visitantes”, disse Juliana.

No ano passado, cerca de 75 mil turistas vieram a Curitiba para ver as atrações do Natal. “A Galeria de Luz, ao lado dos demais espetáculos desta época, tornou-se um consistente produto turístico para fortalecer Curitiba como a capital do Natal no Brasil”, disse Juliana.

Criada pelo artista italiano Valerio Festi, com patrocínio da Copel, a Galeria de Luz é formada por uma sucessão de arcos, em perspectiva, feitos com 50 mil lâmpadas coloridas. Este ano, o portal de entrada da instalação será mais largo, mais alto e projetado ao céu.

A entrada ficará no calçadão da XV de Novembro com Marechal Floriano Peixoto e a galeria se estenderá por duas quadras, até a Barão do Rio Branco. Na estreia, será acesa após a apresentação do espetáculo Sobre Anjos e Luz.

O espetáculo acontecerá no calçadão da pracinha do chafariz (em frente à loja C&A). Haverá um palco elevado no centro da praça e tudo acontecerá ao redor e sobre o público: os bailarinos voarão sobre a plateia com ajuda de guindastes e cabos de aço.

Sobre Anjos e Luz terá duração de 45 minutos e será apresentado às terças, quartas e quintas-feiras, até 20 de dezembro. A expectativa é que, a cada noite, 20 mil pessoas vejam o a apresentação.

Nos dias em que não houver espetáculo, a Galeria de Luz também será acesa e terá uma sonorização especial. Ela ficará montada na XV de Novembro até 6 de janeiro.

No lançamento da programação foi confirmada a apresentação do mais tradicional espetáculo do Natal de Curitiba, o Coral do Palácio Avenida, realizado pelo banco HSBC no calçada da XV de Novembro.

Neste ano, as 160 crianças do grupo se apresentarão nas janelas do Palácio Avenida com o tema Vem Sonhar com a Gente. A estreia será em 30 de novembro, às 20h10, e o espetáculo será apresentado às sextas, sábados e domingos, até 16 de dezembro.

O circuito natalino no Centro terá ainda as feiras especiais, que ocuparão as praças Osório e Santos Andrade, de 22 de novembro a 21 de dezembro. Nos dois locais, o público poderá comprar produtos da época e saborear gastronomia típica de vários países.

O Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, terá apresentações de um espetáculo especial de época nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, e a Árvore de Natal do Radisson Hotel, no Batel, voltará a ganhar uma decoração especial em data que ainda será definida.

Também está programada a volta da Linha Turismo especial de Natal, que percorrerá os principais pontos decorados da cidade. No ano passado, cinco mil pessoas fizeram o passeio nos ônibus da linha especial.

Fora do Centro, a novidade é o concurso de decoração de vitrines promovido pela Associação Comercial do Paraná em diversos bairros. Em cada bairro, serão premiadas as três lojas com melhor decoração. A inscrição pode ser feita a partir de 5 de novembro na Associação Comercial, telefone 3320 2377.

Na apresentação da programação de Natal houve homenagem às autoridades que colaboraram para o sucesso do Natal do ano passado e que deverá se repetir neste ano.

Participaram do evento a diretora de Gestão Coorporativa da Copel, Yára Eisenbach; o diretor do HSBC, Paulo Steiner; o deputado federal Fernando Francischini; o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, a secretária de Cultura em exercício, Valeria Teixeira; e a representante da Fecomercio Celise Niero.