O ex-presidente da Assembleia Legislativa, Aníbal Khury, costumava repetir, em momentos de tensão e confronto no cenário político local, a frase segundo a qual era chegado o momento de ir à guerra com todos os seus horrores. Faltando pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições, os candidatos a prefeito de Curitiba se despiram de vez do figurino de bons moços e partiram definitivamente para o confronto direto nos programas de televisão. Até Ratinho Júnior (PSC), que por vir colecionando resultados positivos nas pesquisas, mantinha até então um postura essencialmente propositiva, partiu para o ataque, mirando suas baterias contra a gestão do prefeito Luciano Ducci (PSB). O prefeito, por sua vez, chegou a dizer pessoalmente em seu programa que o adversário mentiu ao criticar a suposta falta de equipamentos de mamografia nos postos de saúde. E Gustavo Fruet (PDT) intensificou os ataques à atual administração e também a Ratinho, acusando Ducci de não cumprir promessas de campanhas anteriores e o segundo de fazer propostas inviáveis. Rafael Greca (PMDB), que já vinha atuando de franco-atirador, manteve o mesmo tom crítico já visto durante a campanha. É a face real da política batendo na casa do eleitor-telespectador.

Maratona
Ratinho Júnior e Gustavo Fruet podem até não ganhar a eleição, mas pelo menos vão ficar em forma. É que tanto o candidato do PSC quanto o pedetista parecem mais estar apostando corrida na propaganda da TV. Ambos aparecem andando em ritmo cada vez mais acelerado, naquele estilo Nextel de ser. Chega a cansar quem está assistindo.

Companheiro
Ducci não desiste de associar sua administração à da presidente Dilma Rousseff. Em uma das inserções voltou a destacar a parceria com o governo federal para obras na Capital. E finaliza afirmando que isso não é questão de partido.

Bronze
O prefeito, que nas primeiras propagandas, parecia um pouco pálido, agora deu uma melhorada no visual. Está mais corado. Deve ser o efeito do sol tomado durante a campanha.

Protocolo
Ducci quebrou o protocolo do marketing político, exibindo o depoimento de uma dona de casa que cobrou dele diretamente: prefeito, e a vaga de creche para o meu filho, como é que fica?. Eu entendo a sua preocupação. Pode acreditar, eu estou fazendo. Fui o prefeito que abriu o maior número de vagas em creches na história de Curitiba, respondeu ele.

Autocrítica
Em outro momento de autocrítica, Ducci Cajuru falou sobre a construção da rua da Cidadania do Cajuru, que segundo o próprio, é uma obra esperada há muito tempo. Mas valeu a pena esperar    , garante.

Apertado
Ratinho Júnior criticou o gasto da prefeitura com a reforma de banheiros públicos. Um milhão de reais para reformar banheiros?, questionou horrorizado.

Marionete
Uma das inserções de Gustavo Fruet questiona as ideias de Ducci. Um bom prefeito tem que ter ideias próprias e não ser uma marionete, afirma o texto.

Antimarketing (veja o vídeo)
Fernando Chiarelli
(PT do B), candidato à prefeitura de Ribeirão Preto (SP), ficou famoso nas redes sociais, por conta de uma entrevista ao Jornal da EPTV (emissora local da Globo), no qual ele dá um espetáculo de falta de educação, destratando os entrevistadores com pérolas do tipo: a senhora se resuma ao seu papel de jornalista e respondo da forma que eu entender, o candidato sou eu.