17º

Creches noturnas para quem mais precisa delas

Unidades da Prefeitura funcionam à noite para atender necessidades de pais que trabalham até mais tarde

24/03/07 às 00:00 - Atualizado às 15:02
Buscar o filho na creche às 21 horas é rotina para Rosicleide Silva, 35 anos, moradora na Vila Torres. O filho Alex, 3 anos, é atendido na creche Vila Torres, um dos três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) mantidos pela Prefeitura com horário diferenciado para atender necessidades de pais que trabalham até mais tarde. Além da Vila Torres, também as unidades Parolim e Portão funcionam até 21 horas.
Rosicleide diz que, se não fosse a creche da Prefeitura, ela não teria como trabalhar. Seu dia começa cedo. Antes das 7 horas ela deixa o outro filho, Alexandre, de oito anos, na Escola Municipal Manoel Ribas, que fica perto de sua casa. Às 14 horas, Rosicleide leva Alex para a creche Vila Torres. Ela trabalha a tarde inteira e parte da noite, chegando em casa próximo de 21 horas.

“Nem sei o que seria da minha vida e da minha família se não tivesse a creche da Prefeitura aqui na vila”, diz Rosicleide que, além dos filhos, sustenta a mãe doente que mora com ela. “Todos os dias eu agradeço o trabalho do pessoal da creche. Aqui eu sei que meu filho está seguro e por isso posso trabalhar tranqüila”.

O pequeno Alex, que fica pela manhã com a mãe, não vê a hora de ir para a creche. Rosicleide conta que lá pelas 13 horas ele começa a ficar ansioso. “Quando dou banho, ele já sabe que vai para a creche. Ele quer ir logo para brincar com os coleguinhas da escola. Para Alex se acalmar, eu dou umas voltas com ele pela quadra até dar o horário da entrada.”

Suzeli Fernandes, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil da Vila Torres, afirma que a satisfação das crianças está estampada no rosto de cada uma delas. “E se as crianças estão felizes, os pais mais ainda, afinal, eles deixam seus filhos num lugar seguro e podem trabalhar com tranqüilidade.”
Publicidade
7 Comentários
  • rita de cassia de souza 13/12/11 às 07:32
    trabalho a noite e fico a madrugada inteira fora.meu turno começa as 21;00 e termina as 05;20 so chego em casa por volta das 06;30,seria possivel deixar a criança na creche durante a madrugada?este sistema ainda esta muito carente deveria ser implantada ao menos 1 em cada bairro para suportar a demanda de pessoas que necessitam desta ajuda.
  • edineia 02/09/10 às 23:36
    gostaria de saber como faço p conceguir uma vaga p minha filha nessa creche noturna,e o telefone ou o email da creche.
    desde ja agradeço.
  • Ivone 24/11/09 às 16:25
    Olá, sou coordenadora de um CMEI e estou buscando a autorização para funcionamento deste, no período noturno. Preciso de leis e pareceres para registrar no Regimento Escolar e montar o processo para autorização.
    Aguardo resposta. Abraços
    Ivone
  • neide 01/11/09 às 15:10
    boa noite moro em mocambique gostaria de criar meu proprio negocio pensei em abrir uma creche noturna gostaria de saber o que e preciso material necessario,equipamento staff e mais
  • inez cruz de souza 05/09/09 às 22:36
    preciso do E-mail desta creche noturna ,favor de me enviar.
  • inez cruz de souza 05/09/09 às 22:24
    senhora sueli, estou iniciando pós em gestão escolar e preciso montar um projeto com o titulo creches noturna e estou com dificuldade em me estruturar pois não tenho nenhum modelo ,fico muinto agradecida se puder me ajudar .Ai segue o imail de meu filho pois preciso de sua ajuda
  • karina 19/08/09 às 23:13
    Gostaria de saber se tem berçario noturno em santos ou são vicente,estou de 4 meses e trabalho ate tarde não tenho onde deixar meu filho se puder me ajudar desde ja agradeço.