A eleição de 2012 aponta avanços significativos para a Cultura no munícipio. Nas eleições anteriores o segmento não ganhava tanta exposição durante o horário eleitoral. Todos os 7 candidatos à prefeitura de Curitiba já abordaram o assunto e apresentaram ideias para o desenvolvimento cultural da cidade.
A última a comentar sobre o tema na televisão foi à candidata de esquerda do PPL, Alzimara Bacellar. Anteriormente Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente), Ratinho Junior (Curitiba Criativa), Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais), Rafael Greca (PMDB), Avanilson (PSTU), Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) já haviam decidido indicar 1% do orçamento do município para a Fundação Cultural de Curitiba.
Mas Alzimara foi além e resolveu provocar os adversários. Disse que se eleita irá investir não 1%, mas 2% na área. Pode ser até que ela esteja prometendo um limite alto por não ter muitas chances de vencer. Mas ela iniciou uma discussão que terá consequências no futuro: da necessidade de se casar a arte com a educação. A finalidade é construir um estado onde a criança passe a pensar por si. E crie uma consciência cidadã para o futuro.

Espadachim
Rafael Greca (PMDB) está dando estocadas para todos os lados. Na segunda-feira criticou indiretamente o candidato Ratinho Junior através de nota. Durante o programa eleitoral noturno o peemedebista falou novamente que era um erro o prefeito Luciano Ducci construir o metrô subterrâneo. Para ele a região metropolitana tem que fazer parte da integração e o modelo deve ser o aéreo. Incluindo a RM ele parece que está fazendo campanha para governador em 2014.

Mercado especializado
O governador Beto Richa assinou a Lei de Inovação no Paraná, para o incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Estado era o único da região Sul e Sudeste que não tinha aprovado uma lei como essa, definindo a política de propriedade intelectual. Estudantes ganharão bolsas de mestrado e doutorado, mas terão que desenvolver os projetos e pesquisas dentro de empresas paranaenses.

Política velha
Ratinho Junior (Curitiba Criativa) se diz um candidato novo à prefeitura de Curitiba. Ele fala abertamente que ele é de outro grupo dentro da política paranaense. Mas as posições dele contradizem o que ele fala. Ele mostra nas ações a velha política guerra. Apesar de estar afastado do gabinete em Brasília, Ratinho continua nomeando funcionários na Câmara Federal. No dia 20 de setembro de 2012, o deputado federal licenciado nomeou Cleide Amorim Sobrinho para o cargo mais alto do gabinete, com salários que varia de R$ 4 a 8 mil, dependendo das gratificações. 

2014 é agora
A campanha de 2014 para deputados e governadores começa na eleição municipal. O número de aliados eleitos em 7 de outubro projetará a facilidade ou a dificuldade que eles terão em 2 anos. Algumas dicas apontam que a ministra Gleisi Hoffmmann terá dificuldades em bater chapa com Beto Richa. O governador e o presidente da Assembléia Valdir Rossoni apareceram em um vídeo apoiando o petista Pedro Ivo.

Modelo Padrão
O PMDB está tentando padronizar modelos de crachás para militantes e simpatizantes que atuarão como delegados e fiscais dos candidatos do partido – e aliados nas eleições municipais paranaenses de 7 de outubro. O presidente estadual peemedebista, Waldyr Pugliesi, disponibilizou o modelo no site do partido nas versões JPG e PDF.  

Invasão francesa
A possibilidade de investimentos nas áreas de engenharia, infraestrutura, construções e engenharia nuclear no Brasil levou a empresa francesa Egis a desembarcar no Brasil. A estratégia do grupo está direcionada a ampliação da capacidade dos aeroportos brasileiros com vistas para a Copa do Mundo de 2014.


Lousa interativa
Um novo panfleto apócrifo foi distribuído na cidade criticando o candidato Ratinho Junior e relacionando-o aos ex-prefeitos de Londrina, Barbosa Neto (PDT) e José Joaquim Ribeiro (ex-PSC). Mais uma vez foi utilizado o CNPJ da coligação Curitiba Sempre na Frente. Parece que algum adversário está tentando criar dificuldades futuras para Luciano Ducci. **** Petistas ficaram intrigados com a decisão do presidente do Senado, José Sarney, de transferir a sabatina de Teori Zavascki para depois das eleições. O planalto desconfia que agora o Supremo Tribunal Federal estará livre para destroçar os antigos líderes do PT. **** O governador Beto Richa anunciou que o governo paranaense irá acertar 1.108 precatórios de pequeno valor (até R$ 70 mil). A medida resolve uma pendência de mais de 10 anos. **** No dia 1.º de outubro o governador Beto Richa irá se encontrar com o ministro Paulo Bernardo. A dupla confirmou presença na abertura da XXII Convenção da Faciap, em Foz do Iguaçu. Na noite anterior a ministra da Casa Civil falará sobre as perspectivas no Brasil em relação às políticas de infraestrutura. Assunto que Gleisi domina bem. Na sexta-passada ela vinha a Curitiba e o avião teve que sobrevoar a cidade devido a forte neblina no Aeroporto Afonso Pena. Infelizmente ela não desembarcou em Joinville e subiu para Curitiba de Van. Então ela poderia falar com autoridade sobre o assunto. **** Faltam 11 dias para a eleição de outubro. A chuva prejudicou a campanha de muitos candidatos. Os institutos de pesquisas também tiveram problemas para encontrarem entrevistadores. A cidade retomará a velha rotina de sol e calor nesta quarta-feira?

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan   
FACEBOOK: @ Fernando tupan