A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), lançou ontem, o movimento Outubro Rosa 2012, que busca conscientizar sobre a luta e a superação de mulheres que estão ou estiveram em tratamento. O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. Em 2011, o Ministério da Saúde aderiu ao movimento, tendo sua fachada iluminada de cor-de-rosa. Em Curitiba, alguns prédios públicos e privados também estão com luzes rosadas nas suas instalações.
O Outubro Rosa visa a chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento mundial tem por meta conscientizar todas as mulheres, a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia.

A iniciativa do Outubro Rosa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, e tem como slogan Um dia rosa por ano e sua vida não vai passar em branco. A cor identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação precoce da doença.
Para este ano, o Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançou uma campanha de mobilização e de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres. Com o tema Câncer de mama. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas. A ação faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama e do Plano Nacional de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer.

O câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença. Três mil deles no Paraná. Buscando ampliar o acesso a exames e tratamentos preventivos, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação da assistência e prevenção do câncer de mama que é uma prioridade do SUS.
O Paraná apresentou aumento de 7% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011. Este ano, 172.697 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 160.934. Na faixa prioritária (50 a 69 anos), foram realizadas 80.304 mamografias, o que representa 7% a mais que no passado, quando foram feitas 74.804 exames. Os números são do Ministério da Saúde.

O Paraná possui 206 mamógrafos para atender a população. Além de 17 Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), cinco Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACOM), e serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia.
As mulheres a partir de 50 anos concentram 59% do número de casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade feminina por neoplasias. A taxa de incidência é de 67 por 100 mil mulheres e a de mortalidade de 22,9 por 100 mil. Isso significa a ocorrência, em média, de cerca de 600 casos novos e 200 óbitos por ano na Capital.