Em cinco dias o eleitor curitibano irá eleger 38 vereadores e escolher os candidatos a prefeito que irão para o 2.º turno, que acontecerá no dia 28 de outubro. Encerra-se uma fase no domingo e a partir de segunda-feira a disputa em Curitiba terá novos contornos, com acomodações partidárias e o indicativo de como será a eleição paranaense em 2014.
O quadro de apoios está se desenhando. Informações não confirmadas apontam que emissários de Rafael Greca (PMDB) se encontraram com os de Ratinho Junior (Curitiba Criativa). No primeiro encontro, o grupo de Greca colocou as cartas na mesa e exigiu o posto do IPPUC para o peemedebista e cargos no primeiro, segundo e terceiro escalão de um futuro governo de Ratinho.
Espera-se também que enviados de Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) se encontrem com Greca, mas isso só acontecerá depois da definição eleitoral de domingo. Mas a proximidade do candidato com o senador Roberto Requião é um problema. Será mais fácil para o grupo de Ducci obter o apoio de Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) no segundo turno – já que amigos apontam que ele deverá marchar para outras paragens, já que o casamento com o PDT e o PT mostrou-se infrutífero e com acusações de trairagens.

Processos
O comitê 9840 de Combate à Corrupção no Paraná encaminhou ao Ministério Público 54 pedidos de abertura de inquéritos contra candidatos que infringiram a legislação eleitoral apenas no último final de semana. O político que lidera as infrações é Ratinho Junior (Curitiba Criativa) que espalhou cavaletes pela cidade e não os recolheu entre 22h e 06h.

Na fila
Candidatos à Câmara Municipal de Curitiba também foram flagrados pelo comitê 9840 com cavaletes em diversos espaços públicos e também terão que responder processos no Ministério Público. A vereadora Professora Josete (PT) e os vereadores Pastor Valdemir (PRB) e Emerson Prado (PSDB) também estão como réus nos processos do órgão da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná.

Denúncias graves
A maioria dos encaminhamentos do comitê 9840 ao Ministério Público diz respeito à propaganda eleitoral nas principais avenidas da cidade entre 22h e 6h. Mas duas chamam a atenção pela gravidade. São denúncias de utilização da máquina pública e de compra de votos em cidade da região metropolitana de Curitiba.

Olho da rua
O senador Sérgio Souza (PMDB) confirmou a exoneração de Junior Zarur, 2.º Tesoureiro do PDT e um dos homens forte da campanha de Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais), acusado de mandar confeccionar jornal apócrifo contra o candidato Ratinho Junior (Curitiba Criativa) para acusar Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) e beneficiar Fruet.

Fora da disputa
O deputado estadual Toninho Wandscheer (PT) está empenhado em eleger o filho Alisson Wandscheer (Força do Povo) prefeito de Fazenda Rio Grande, cidade da região metropolitana de Curitiba. Na tarde de ontem o petista distribuiu um release alertando que o tucano Chico Santos (O Desenvolvimento não Pode Parar) estaria cassado e não poderia concorrer à prefeitura.

Na disputa
Uma consulta no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná mostra que o candidato Chico Santos (PSDB) está com o registro de candidatura deferido e poderá concorrer na eleição de 7 de outubro. Ele só ficará impedido de concorrer se o TRE-PR e o Supremo Tribunal Eleitoral concordarem com o veredito da junta eleitoral da cidade, assim como aconteceu com Carlos Moraes (PRTB), candidato a prefeito em Curitiba.

Confronto
O penúltimo debate da RIC TV foi o mais animado desta campanha eleitoral. No início Rafael Greca (PMDB) confrontou o prefeito Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente). Com um sorriso irônico, Greca criticou o metrô subterrâneo e a gestão da saúde. Ducci pediu para o peemedebista indicar quais seriam as irregularidades na construção da ponte estaiada. Greca engoliu em seco e fez de conta que a pergunta nunca foi feita.

Dois momentos
Hilariante os bolas foras de Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e Bruno Meirinho (Frente de Esquerda). Fruet errou o endereço da ponte estaiada e disse que ela é localizada na Avenida Mariano Torres quando na verdade está na Avenida das Torres ou Comendador Fontana. Nas considerações finais, Meirinho disse que gostaria de ser presiden. Mas não terminou a palavra e se corrigiu. Disse que gostaria de ser prefeito de Curitiba.


Lousa interativa
O candidato Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) acusou nos comerciais da coligação, que o candidato Ratinho Junior (Curitiba Criativa) teria laranjas administrando bens da família Massa. **** Rafael Greca (PMDB) confrontou a juíza Renata Barganha que o proibiu de exibir o programa eleitoral noturno da última sexta-feira, 28, em release enviado a imprensa curitibana. **** A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba condenou a proposta de Ratinho Junior (Curitiba Criativa) de fazer rodeios no Parque dos Tropeiros, em Curitiba. A entidade disse que Ratinho não conhece as leis da cidade. A utilização de animais em espetáculos é proibida na capital paranaense desde 2007, pela Lei Municipal n.º 12.467. **** Hoje e amanhã duas pesquisas eleitorais serão divulgadas nos jornais noturnos da RPC TV. Ibope na terça e Datafolha na quarta. O resultado deverá ser um balde de água fria para pelo menos cinco candidatos. **** Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa são as cidades do Paraná que poderão ter 2.º turno. Nas cidades do interior o pleito pode ser decidido no 1.º turno segundo especialistas eleitorais. **** Quinta-feira tem debate na RPCTV. Esse será o último suspiro de pelo menos cinco candidatos. O horário do confronto será às 23h. Tiros serão disparados para os lados de Ratinho Junior e Luciano Ducci.    

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan