O resultado da 2.ª pesquisa eleitoral na semana, o Datafolha, divulgado pela RPC durante o jornal noturno, confirma a tendência dos outros levantamentos: a polarização entre Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente). Com Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) estacionado como 3.ª opção à prefeitura de Curitiba. Os números de Rafael Greca continuaram na média das últimas cinco pesquisas.
A novidade do levantamento foi o crescimento das intenções de voto de Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) que após a quinta pesquisa teve um crescimento. AlzimaraBacellar (PPL) estacionou e não consegue crescer. Mas a situação mais constrangedora é do candidato do PSTU, que até agora não pontuou em nenhuma das pesquisas realizadas durante a campanha eleitoral.
Tudo caminha para que Ratinho e Ducci passem para o segundo turno no dia 28 de outubro. Nos últimos dias de campanha, ambos irão reforçar ações para se garantirem a participação na próxima fase eleitoral. Para Fruet, Greca, Meirinho, Alzimara e Avanílson resta apenas uma reavaliação do discurso e uma negociação positiva para apoio de um dos dois candidatos no 2.º turno.

Números do Datafolha
O candidato Ratinho Junior (Curitiba Criativa) lidera as intenções de votos do Datafolha, divulgado no jornal da RPC 2.ª Edição. com 34%. O prefeitoLuciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) continua em segundo, com 25 %. Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) aparece com 18 %, Rafael Greca (PMDB) tem 10 %. Bruno Meirinho (Frente de Esquerda) subiu na cotação do eleitorado e surge no levantamento com 2 %. AlzimaraBacellar (PPL) tem 1 %. Avanilson (PSTU) ainda não pontuou. Brancos e nulos, 6%. Indecisos, 5 %. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é 538/2012.

Pai do aerotrem
Rafael Greca (PMDB) se intitula o pai do aerotrem. O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PRTB, Levy Fidelix, também costuma chamar para si a paternidade da ideia. Além do aerotrem, Greca e Fidelixtem outras similaridades – ambos aparecem distantes dos principais concorrentes. Mas Greca tem uma vantagem, aparece melhor colocado do que Fidelix. Fato que comprova que ele é bem mais pai da ideia.

Pretendentes
Alguns parlamentares paranaenses se lançaram candidatos a prefeito para formarem uma base para a eleição de 2014. Outros políticos, como a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a intenção era apenas se colocar em circulação na entressafra. As presenças de Marina Silva (sem partido), Aécio Neves (PSDB) e Michel Temer (PMDB), Roberto Freire (PPS) no Paraná são sinais que todos querem disputar o próximo pleito como candidatos a presidência do Brasil.

Pensões podem cair
As viúvas brasileiras poderão ver as pensões pagas após a morte dos contribuintes emagrecerem em até 50%. O governo federal está estudando mudanças profundas no benefício. O governo petista quer aproximar o modelo brasileiro das fórmulas utilizadas em alguns países da Europa. Na ideia de Dilma Rousseff, se um trabalhador tem direito a receber um salário mínimo enquanto estiver vivo, caso venha a óbito a viúva irá receber apenas a metade do valor. Hoje seria em torno de R$ 310,00.

Sacada
O candidato a vereador Miau Carraro (PDT) provou que a criatividade não tem limites na campanha eleitoral. O humorista gravou três vídeos (clique aqui) e postou nas redes sociais e no youtube para divulgar a candidatura dele à Câmara Municipal de Curitiba. A sacada mostra que existem diferentes maneiras de se fazer campanha, sem os velhos jargões, as manjadas promessas e as cansativas críticas.


Lousa interativa
A disputa eleitoral em Curitiba será fechada hoje com um debate na RPC TV, a partir das 23h. O debate será mediado pelo jornalista Sandro Dalpícolo e tem duração prevista de 1h50. Foram convidados cinco candidatos, cujos partidos políticos e coligação têm representação no Congresso Nacional. Estão confirmados: Luciano Ducci, Gustavo Fruet, Ratinho Junior, Rafael Greca e Bruno Meirinho. O debate será dividido em quatro blocos. Em dois deles, os candidatos responderão perguntas sobre temas sorteados. Nos outros dois, farão perguntas sobre temas livres aos adversários. **** Ratinho Junior foi multado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná por plagiar peças da campanha do Tribunal Superior Eleitoral pelo voto limpo e da lei da ficha limpa. **** O ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, condenou o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pelo comando do esquema de compra de votos do governo Luís Inácio Lula da Silva. Barbosa disse que Dirceu era o articulador político de Lula e ordenava a distribuições de recursos. O relator condenou além de Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon Hollerbach, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos. O ministro absolveu o ex-ministro de Transportes Anderson Adauto e Geiza Dias.  **** Nos últimos dias José Dirceu tem se mostrado nervoso à toa. Nenhum eleitor poderá ser preso até a próxima terça-feira. Dirceu é acusado de ser o comandante do mensalão do Partido dos Trabalhadores que aconteceu durante o governo do ex-presidente Lula. **** O ministro Ricardo Lewandowski sinalizou ontem que deve absolver o comandante do mensalão, o ex-ministro José Dirceu. Ele absolveu José Genoíno falando que ele pagou, depois de anos, um empréstimo ao Banco Rural, o banco que entregava dinheiro a Marcos Valério para pagar deputados da base aliada. **** A entrada da presidenta Dilma Rousseff na campanha eleitoral de Fernando Haddad, em São Paulo, e de Patrus Ananias, em Belo Horizonte, é para varrer a oposição segundo grupos petistas paranaenses. **** O PT está recebendo os novos filiados com uma atividade de formação, algo tipo doutrinação política com aulas de história do partido, de programa e os deveres do filiado. Os petistas produziram um caderno eum vídeo com os ensinamentos e que estão sendo distribuídos pelos diretórios municipais. A versão do caderno está disponível para download no portal da ENFPT. Já o vídeo poderá ser baixado a partir de amanhã.