O debate na RPC TV foi inferior ao debate realizado pela RIC TV na última segunda-feira. Os candidatos começaram um evitando o outro. Apenas Rafael Greca(PMDB)atirou contra os adversários no primeiro bloco. O peemdebista mirou Ratinho Junior (Curitiba Criativa), Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) e Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) com insinuações ácidas.
Apenas no segundo blocoo clima esquentou quando os quatro principais candidatos foram para confrontos diretos. Fruet não conseguiu esconder a irritação quandofoi confrontado por Ducci. O prefeito ainda encontrou espaço parapedir calma ao adversário e lembrar o tempo perdido pelo pedetista por falar inverdades.
Sem dúvida, o número de candidatos no debate engessa a discussão. O pouco tempo de explanação faz com que a maioria seja evasiva nas perguntas e nas respostas. Não há aprofundamento nos temas e os participantes usam as perguntas e as respostas para colocarem o próprio plano de governo para a cidade.
Quem venceu o debate depois de quase duas horas de discussões? Pode-se dizer que o candidato mais visado foi o prefeito Ducci. Ele saiu-se bem e colocou os dois principais adversários na lona. Ratinho divagava quando o assunto era orçamento. Fruet ficou nervoso em vários momentos.
Quem mostrou equilíbrio e passou a noite alfinetando os três principais adversários foi Greca. Ele mostrou ser um grande orador e o fato de ter sido prefeito o colocou no mesmo nível de Ducci. Falou sem medo.  A noite foi do peemdebista (que chegou usar a frase chuva de cocô) e do bombardeado Ducci que driblou várias saias justas.

Invasão
Os candidatos Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) e Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) utilizaram o horário eleitoral de vereadores da quinta-feira para reapresentarem o programa exibido na quarta-feira. Agora ambos responderão processo na 3.ª Zona Eleitoral e provavelmente receberão uma multa pela irregularidade.
Condenação possível
Tudo indica que o núcleo político do PT no mensalão será condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, os ministros Luiz Fux e Rosa Weber pediram a condenação de José Dirceu e José Genoíno. Eles justificaram o voto falando que Delúbio Soares não teria agido sozinho para montar o esquema de compra de parlamentares sem o conhecimento da cúpula petista.

Isolado
No início da sessão de quinta-feira o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, votou pela absolvição de José Dirceu.Durante a exposição do voto,Lewandowski foi confrontado pelo ministro Gilmar Mendes e questionado sobre a posição dele no voto do núcleo político petista. O ministro queria entender as contradições apresentadas pelo companheiro – que dizia que o mensalão não existiu, mesmo depois de condenar réus pela compra de parlamentares no governo do ex-presidente de Luís Inácio Lula da Silva.

Vermelhão
Gastar não é bobagem para o candidato Ratinho Junior (Curitiba Criativa). Desde o início da campanha eleitoral, em julho, ele vem mostrando que a carteira dele está mais aberta do que a de Gustavo Fruet e possivelmente de Luciano Ducci. Little Mouse, como é chamado nas redes sociais, vem inovando, mostrando luminosos em carros e calhambeques com propaganda eleitoral. Agora ele colocou uma miniatura de um ônibus vermelhão para chamar a atenção dos eleitores de Curitiba que passam pela Rua das Flores.
 


Lousa interativa
O presidente da Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Roger Vinicius Pires de Camargo Oliviera, realiza amanhã, na sede do órgão, sorteio das três urnas eletrônicas que serão utilizadas para votação paralela. Uma ficará na capital paranaense e outras duas irão para o interior. O processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas, que acontece desde 2002, é organizado por uma comissão e conta com a participação de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral e entidades representativas da sociedade. **** Os últimos dias de campanha transformaram as redes sociais em viveiros de denúncias. É um acusando o fulano disso e o beltrano daquilo. Até o momento, sem dúvida, a melhor manifestação é o vídeo em que mostra Ratinho Junior (Curitiba Criativa) perdendo o rumo com uma pergunta da jornalista Joice Hasselemann. Ela questionou Ratinho para saber de onde sairia o dinheiro para implantar algumas das promessas eleitorais. **** O deputado estadual Hermas Brandão Junior está suando a camisa para eleger Chico da Princiesa (PSB) em Santo Antônio da Platina. O parlamentar conseguiu até que o governador Beto Richa gravasse um vídeo de apoio ao candidato da coligação Agora é só por Santo Antônio da Platina. **** A coligação Curitiba Quer Mais contratou o Instituto IRG para fazer uma pesquisa das intenções de voto do curitibano para a eleição de domingo. Segundo o levantamento, Ratinho Junior (Curitiba Criativa) lidera com 30%, seguindo de Luciano Ducci, com 23%. A grande surpresa é a presença de Gustavo Fruet, empatado tecnicamente, com 21,2%. Rafael Greca tem 8%, Bruno Meirinho, 1,6%, Alzimara, 0,4% e Avanílson, 0,1%. Brancos e nulos 8,8%. Indecisos, 6,5%. É bom relembrar que a pesquisa foi paga pela aliança que apoia Fruet e por não ser independente deve ser encarada com restrições. No sábado, a RPC irá divulgar dois levantamentos: Datafolha e Ibope.

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan