O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o Partido Democrata tiveram em setembro a maior arrecadação financeira do atual ciclo eleitoral. Segundo vários arrecadadores importantes do partido, a quantia superou a marca de US$ 150 milhões. A boa notícia para Obama ocorre numa semana em que ele tenta afastar a má impressão deixada por seu primeiro debate contra o desafiante republicano Mitt Romney, na noite de quarta-feira (3).

Três pessoas que arrecadam milhares de dólares para a campanha dizem que a equipe de Obama deve divulgar uma cifra bem superior relativa a setembro do que os US$ 114 milhões obtidos pelo candidato e por seu partido em agosto.

“As pessoas estão entusiasmadas com Obama”, disse o ex-inspetor de contas da Califórnia e importante arrecadador da campanha, Steve Westly. “Obama tem os fatos a seu lado, a economia está melhorando, e nosso lado está maior do que o lado deles. Romney, em grande medida, vai ficar sem tempo.”

A repercussão da Convenção Nacional Democrata que oficializou a campanha de Obama e a modesta liderança do presidente sobre Romney durante as pesquisas em setembro contribuíram para o bom resultado no mês.

Nesse período, o republicano também precisou lidar com os efeitos nocivos de um vídeo no qual aparecia dizendo que 47% dos norte-americanos que recebiam ajuda do governo eram “vítimas”. Funcionários da campanha de Obama não quiseram comentar cifras específicas, mas disseram que esse foi o melhor setembro de uma campanha.