Os candidatos Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) irão passar os próximos dias tentando encontrar aliados para o embate eleitoral do segundo turno das eleições municipais de Curitiba – em um verdadeiro jogo de xadrez. Aquele que conseguir o maior número de peões, bispos, cavalos, torres, reis e rainhas pavimentará o caminho para o Palácio 29 de Março, a partir do dia 1º de janeiro de 2013.
A menina dos olhos de Ratinho e Fruet são os derrotados Luciano Ducci (PSB) e Rafael Greca (PMDB). Ducci já declarou que não pretende apoiar nenhum dos aprovados no primeiro turno. O caminho lógico é buscar apoio dos candidatos a vereador que tiveram bom desempenho eleitoral e estão sem compromissos no 2º turno.
Os vereadores tucanos recordistas de votos Professor Galdino, Serginho do Posto e Felipe Braga Cortes serão cortejados. Assim como os eleitos Pastor Valdemir (PRB), Toninho da Farmácia (PP), Dona Lourdes (PSB) Mauro Moraes (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Jairo Marcelino (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Hélio Wirbiski (PPS), Aldemar Manfron (PP), Sabino Picolo (DEM), Chico do Uberaba (PMN), Colpani (PSB), Dirceu Moreira (PSL), Paulo Rink (PPS) e Zé Maria (PPS).

O peso da força política em determinadas zonais valorizará determinados vereadores. Serginho, Galdino e Moraes valerão mais para Fruet do que para Ratinho. Fruet precisa entrar nas regiões mais pobres da cidade. Já Ratinho precisa mais de Braga Cortês se pretende entrar nas classes A e B, onde ele tem pouco acesso.  Os próximos três dias servirão para definir qual dos candidatos terá mais poder de mobilização.

Velório
O clima da primeira sessão da Câmara Municipal de Curitiba estava mais para velório. Dezoito vereadores da atual legislatura ficaram de fora. Nomes fortes como o de Celso Torquato (PSD), João do Suco (PSDB), Roberto Hinça (PSD) e Jair Cezar não conseguiram se reeleger. Torquato dos quatro foi aquele que teve o melhor desempenho eleitoral. Mesmo assim para voltar ainda na próxima legislatura, vai depender de uma combinação de fatores que culminem com pelo menos 3 vereadores deixando a casa legislativa.

Conchavos
Terça-feira deve ser um dia de definições na política de apoios do primeiro escalão para o segundo turno da eleição municipal. Os sobreviventes Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) iniciaram no domingo os primeiros contatos com os adversários derrotados Luciano Ducci (PSB) e Rafael Greca (PMDB). O desempenho eleitoral de Greca o credencia a assumir pelo menos uma secretaria ou o tão sonhado IPPUC.

Neutro
O prefeito Luciano Ducci (PSB), que ficou de fora do 2º turno por meio ponto percentual, declarou na tarde de ontem que ficará neutro na eleição de 28 de outubro. O pesebista pretende terminar o mandato e tirar férias. Mas usará os próximos dois meses para repensar o futuro político. Nos próximos dias ele poderá liberar a bancada de vereadores do partido para aderirem a uma das duas candidaturas em Curitiba.

Segunda agitada
O candidato mais votado na eleição de Curitiba, Ratinho Junior, passou a segunda-feira dando entrevistas para emissoras de rádio e televisão. No início da tarde convocou uma coletiva para declarar que ele e Gustavo Fruet fizeram um pacto de não agressão no 2º no segundo turno. Questionado pelos jornalistas presentes, se os jornais apócrifos editados pelo comitê do adversário pesaram para que ele tentasse o pacto, ele afirmou que sim. Ainda disse que ficou triste com a ação tão baixa e espera que não ocorra mais esse tipo de baixaria.

Rédea curta
Ratinho Junior disse que o pacto de não agressão foi assinado. Mas 15 horas depois falava abertamente para a imprensa que dois coordenadores de Gustavo Fruet foram flagrados na gráfica que rodou os panfletos apócrifos. Sugeriu que Fruet estava sabendo da confecção do material. Eu tenho o meu pessoal com a rédea na mão. Eu saberia. Se ele não soube, não tem capacidade para liderar, alfinetou. A campanha de 2º turno promete!

Dia feliz
Com um ar tranquilo depois de confirmado no 2º turno, Gustavo Fruet passou a manhã de segunda-feira em reuniões com o núcleo político do PDT, PV e PT. O grupo discutiu a política de alianças e a estratégia que será adotada no programa eleitoral gratuito.O principal desafio do pedetista será conquistar o voto das classes C, D e E, redutos onde ele teve um desempenho ruim. O adversário de 28 outubro venceu em seis zonais, nas mais pobres com percentagens maiores(3ª, 4ª, 145ª, 174ª, 175ª e 176ª). Fruet conseguiu vencer onde a burguesia curitibana tem presença forte (1ª, 2ª 177ª e 178ª) e vai ter que ampliar o número de aliados para cobrir toda cidade.


Lousa interativa
O grupo Vassoura Apartidária passou o dia da eleição varrendo locais de votação de Curitiba e São José dos Pinhais. Foram recolhidos 50 pacotes de lixo e levados ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Com auxílio do Comitê 9840 de Combate à Corrupção pediram para o Ministério Público Eleitoral processar os sujismundos da capital paranaense. ****  O PMDB acabou de definir apoio para o candidato da coligação Curitiba Criativa, Ratinho Junior. Pesou na decisão, o péssimo relacionamento que o senador Roberto Requião tem com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. O candidato Rafael Greca não participou da reunião, o que indica que ele deverá negociar separadamente. **** O Superior Tribunal Federal (STF) retomará hoje o julgamento do mensalão que aconteceu no primeiro mandato do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Até o momento o placar está 3 a 1 para a condenação dos petistas José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares por corrupção ativa. O julgamento será retomado com os votos dos ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello e do presidente, Carlos Ayres Britto. **** O PSDB municipal irá se reunir na próxima semana para avaliar as eleições de 7 de outubro. O ninho tucano em Curitiba encolheu de 13 para 4 vereadores. **** Durante a entrevista de Ratinho Junior na sede do PSC na Ivo Leão, o coordenador político Marcelo Almeida acompanhou com muita atenção as respostas dadas pelo candidato. Em cada boa resposta, o ex-deputado peemedebista balançava a cabeça em sinal de aprovação.

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan