No início do mês de dezembro, a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu realizará o seu primeiro leilão eletrônico de veículos.

Os leilões anteriores organizados pela DRF/Foz foram todos realizados na modalidade presencial, em data e local previamente definidos.

Na forma eletrônica, a dinâmica dos leilões irá desenvolver-se de forma diferente, com a adoção do Sistema de Leilão Eletrônico (SLE). Os lances serão virtuais, via internet, com prazo previamente estipulado no edital do certame. O maior lance e os lances que alcançarem pelo menos 90% desse valor disputam o lote em novos lances virtuais em dia e horário também previamente definidos no edital.

O leilão eletrônico a ser realizado pela DRF/Foz será organizado na modalidade mista, que permite a disputa conjunta de pessoas físicas e pessoas jurídicas. De todo modo, não poderão ser adquiridos lotes em quantidade tal que possam revelar destinação para fins comerciais.

Este será o primeiro leilão eletrônico na modalidade mista a ser realizado no País pela Receita Federal. Até então os leilões eletrônicos realizados eram destinados somente a pessoas jurídicas. Neste próximo leilão serão ofertados aproximadamente 50 lotes de veículos leves.

Maiores detalhes a respeito da forma de participação, de pagamento dos lotes e de emissão do guia de recolhimento constarão no edital do leilão, que será amplamente divulgado.Cabe ressaltar que, para participar do leilão eletrônico, as pessoas físicas devem providenciar certificado digital e-CPF, que deve ser adquirido junto às empresas certificadoras (a relação dessas empresas pode ser obtida na página da Receita Federal na internet). Além disso, só poderão participar pessoas físicas que estejam com seu CPF em situação regular.

Nos últimos dois anos a Receita Federal realizou mais de 250 leilões eletrônicos em 70 diferentes unidades administrativas no País. No mesmo período, foram realizados doze leilões de veículos em Foz do Iguaçu, todos na forma presencial, destinados somente a pessoas físicas. O total arrecadado somente em Foz do Iguaçu perfaz o montante de R$ 13,1 milhões.